Siga a folha

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Estão deixando o Madureira sonhar

É o único time do Brasil que enfrentou times da Série A e não sofreu nenhum gol ainda

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os melhores jogos de futebol nos últimos dias vieram da Inglaterra, para variar —na humilde opinião deste escriba. Dois clássicos. Em Manchester, o United, em casa, venceu o favorito City de virada. O jogo certamente deixaria juiz de VAR brasileiro com inveja tamanha a lambança.

E, em Londres, o Arsenal (uhu) derrubou o Tottenham na casa do rival, com torcedor agredindo goleiro no fim do jogo, o que não vai dar em nada —se fosse no Brasil, iríamos pedir portões fechados para o mandante irresponsável; lá, deve render punição só para o torcedor, enfim.

O goleiro do Arsenal, Aaron Ramsdale, em lance da partida contra o Tottenham - Adrian Dennis - 15.jan.2023/AFP

Enquanto isso, começaram os campeonatos estaduais neste Brasilzão. Uhu. Quer dizer, começaram alguns campeonatos. Outros esperam um pouco e alguns esperam uma vida. O Amapazão, por exemplo, começa em maio e termina em julho.

Confissão: tentei ver ao longo dos últimos dias jogos envolvendo times de São Paulo e do Rio, mas tive dificuldade de ver os 90 minutos de qualquer um deles. Não por que caiu a energia ou faltou pagamento no respectivo canal, mas porque os jogos eram mais maçantes do que série documental iraniana sobre xadrez.

Talvez o (meu) problema tenha sido justamente encarar um jogo do Paulistinha logo depois do empolgante clássico de Londres. Por aqui, os jogos da Copa São Paulo de juniores estão bem mais divertidos.

O Paulistinha gosta de se vender como o torneio mais equilibrado de todos os regionais. E, de fato, passadas apenas duas rodadas, os quatro dito grandes já perderam pontos.

Lance de Palmeiras x São Bento, no Allianz Parque - Wanderson Oliveira - 14.jan.2023/DiaEsportivo/Agência O Globo

Mas não se engane, com essa incrível fórmula de disputa, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos têm tudo para aparecer entre os finalistas. O Red Bull Bragantino, com investimento de Série A, é o único que pode incomodar um dos quatro —já incomodou na estreia, ao vencer o Corinthians.

No Rio, o Flamengo, de Vítor Pereira, atropelou a Portuguesa na estreia. No mesmo dia, o Real Madrid foi dominado pelo Barcelona e perdeu a Supercopa da Espanha. Por analogia, torcedores rubro-negros já imaginam que o Flamengo pode vencer o Real no Mundial de Clubes.

Gavi (Barcelona) marca na final da Supercopa da Espanha, contra o Real Madrid, em Riad - Giuseppe Cacace - 15.jan.2023/AFP

Aliás, é difícil ver na televisão um dia em que uma reportagem sobre o Flamengo não cite o Real. Temos essa idiota obsessão com esse campeonato idiota. Não tem jeito.

Mas, logo em seguida, o mesmo Flamengo, do mesmo VP, ainda, apenas empatou com o Madureira.

Alguns dizem que o uniforme do Tricolor Suburbano, parecido com as cores do Barcelona, assustou um pouco os rubro-negros, que só pensam em Real.

O momento mais marcante do evento foi a distribuição de 15 mil litros de chope para a torcida (menos de 15 mil pagantes) que compareceu ao estádio em Cariacica, no Espírito Santo.

Até onde se sabe, a cerveja ficou restrita ao público e não tem relação com a leseira do time de Vítor —cuja sogra vai bem, amém.

O mesmo Madureira estreou contra o Vasco-SAF e também empatou por 0 a 0. Resumindo, o Madureira é o único time do Brasil que enfrentou dois clubes da Série A nas duas primeiras rodadas do regional e não sofreu nenhum gol (também não fez).

Estão deixando o Madureira sonhar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas