Siga a folha

Você já ouviu falar em carga mental?

Se um dia você vir minha filha sem sapatos, saiba que eu apenas obedeci e relaxei

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Eu tenho um marido sempre presente e prestativo. Todos o elogiam. Eu sempre o elogio. Por que, então, fui parar no médico tantas vezes o ano passado, sentindo a cabeça e o corpo pifarem?

Ao falar para o clínico geral que eu tinha vontade de me deitar no chão da feira de orgânicos, ele me pediu marcadores tumorais e colonoscopia.

Ao falar para o psiquiatra que eu tinha vontade de me internar num hospital só para ficar um dia inteiro sendo cuidada, ele me pediu que aumentasse a pregabalina (para dores) e a venlafaxina (para depressão).

Por sorte, a minha obstetra (mulher!) me falou sobre CARGA MENTAL e me mostrou o quadrinho da ilustradora francesa Emma Clit que viralizou um tempo atrás.

Na história, um rapaz bem-intencionado tenta consolar a sua amoreca sobrecarregada com o clássico papinho queridão: “Mas era só você ter me pedido!”.

Ilustração do projeto Carga Mental, de Emma Clit - Reprodução/site Emma Clit

Bom, ter que avisar alguém do que precisa ser feito (e, portanto, pensar no problema antes e sozinho) é, resumidamente, a tal carga mental. 

Se eu trabalho tanto quanto meu marido ou mais, por que são minhas as funções de fazer a lista do supermercado, comprar as roupas e marcar o médico da nossa filha, antecipar o fim do azeite, escolher a melhor dentista e instruir a babá a não esperar as fraldas acabarem para ir à farmácia? Multiplique isso por mil coisas, mil vezes ao dia.

Por que quando eu me deito no sofá com meu parceiro para ver um filme, ele de fato CURTE o momento e eu fico pensando em todos os perrengues insuportáveis dessa complicada (e sem fins lucrativos) empresa chamada “lar doce lar”?

“Ah, você precisa aprender a se divertir!” Aos 40 anos, quem diria, eu achando que estava mandando superbem como mãe, esposa e profissional, fazendo pós e academia, mas ainda exigem de mim um doutorado em “como ser mais sussa, tranquila e de boa”.

Se um dia você encontrar minha filha sem sapatos, com um vestidinho dois números menor que o seu tamanho e com comida nos dentes, lembre que eu apenas obedeci e RELAXEI. 

As mulheres tomam mais ansiolíticos e antidepressivos que os homens. O Brasil é o maior consumidor de calmantes do mundo.

E o que nós mulheres podemos fazer para que a nossa carga mental deixe de ser invisível? Uma campanha contra os homens? Contra as famílias que os criaram assim? Transformar o adjetivo “prestativo” em um novo xingamento? Não!

Meu marido é legal e talvez o seu também seja. Eles só precisam (de novo!) de uma forcinha. Então aqui vai uma dica: imprima e cole a lista abaixo na geladeira. Que fique claro que estas são as frases que não 
suportamos mais ouvir: 

Mas você não falou que era pra eu fazer! Mulher consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, homem não. Você faz melhor! A criança prefere que a mãe faça isso. Eu ia fazer, você que não sabe esperar. Faz a lista e me manda. Você só gosta das coisas do seu jeito! Você é neurótica por limpeza e arrumação! Onde você tá vendo bagunça? Mas é você que não sabe delegar. Mas eu já lavei a louça! Eu não vi que tinha acabado. Você é muito controladora! Faz a minha mala também? Já decidiu a viagem? “A gente” pegou o passaporte das crianças? Não sei onde fica o termômetro. Você falou com o pediatra? Acabou o queijo. Precisa avisar a empregada que acabou o queijo. Você sabe onde está o queijo? O que vamos jantar hoje? 
Relaxa! Eu sou assim mesmo e não vou mudar.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas