Siga a folha

Dadinho de tapioca, receita do chef Rodrigo Oliveira, chega aos supermercados

Em parceria com marca de congelados, petisco já está à venda em São Paulo, no Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Ao contrário de alguns petiscos brasileiros, a origem do dadinho de tapioca é mais conhecida: ele surgiu de uma improvisação na cozinha de Rodrigo Oliveira, conhecido chef do restaurante Mocotó, na zona norte de São Paulo, e hoje jurado do MasterChef.

Dadinho de tapioca do restaurante Mocotó - Divulgação

Certa vez, por distração, o chef deixou endurecer uma mistura de tapioca, leite, queijo, ovos e manteiga. Para não desperdiçar, resolveu cortar e fritar os cubinhos em imersão. Nascia ali um belisquete replicado em muitos outros bares e restaurantes país afora.

Neste mês, os dadinhos ganham escala industrial e chegam às gôndolas dos supermercados. A novidade é fruto de uma parceria entre Oliveira e a NUU Alimentos, que se propõe a fabricar produtos congelados de maneira sustentável e com responsabilidade ambiental —o que rendeu à marca um reconhecimento na ONU como uma das 50 empresas que lideram o movimento de alimentação regenerativa no mundo.

"Quando recebi o convite da NUU para levar os dadinhos aos supermercados, fiquei entusiasmado porque os nossos propósitos, o que acreditamos para o futuro da alimentação, estão alinhados", explica Oliveira, que foi à fábrica da marca em Patos de Minas e participou das decisões de produção do novo produto.

Nas gôndolas, o dadinho de tapioca terá duas versões. O tradicional, exatamente como é servido no restaurante Mocotó, e o vegano, preparado com leite de macadâmia e grãos fermentados, como linhaça e quinoa. Ambos serão acompanhados do tradicional molho que sempre acompanha os dadinhos, e podem ser preparados ao gosto do freguês: frito em imersão ou assado no forno ou na airfryer.

Cada caixinha, com 330 gramas de dadinho e uma porção de molho, custa R$ 29,99 e estará disponível em grandes redes de supermercados de São Paulo. O aplicativo Daki, que opera na capital paulista, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, também oferece o produto.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas