Siga a folha

Censo 2022 inicia entrevistas em áreas quilombolas em busca de retrato inédito

É a primeira vez que essa população é contada no levantamento do IBGE, que estima quase 6.000 comunidades

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lança nesta quarta-feira (17) a coleta das informações do Censo Demográfico 2022 em áreas quilombolas espalhadas pelo Brasil.

O levantamento pretende produzir um retrato inédito, pois essa é a primeira vez que a população de áreas remanescentes de quilombos é contada em um Censo.

Para isso, nos questionários foi acrescentada a seguinte pergunta: "Você se considera quilombola?". Em caso de resposta positiva, os entrevistados podem informar em seguida o nome das suas respectivas comunidades.

Funcionários do IBGE durante início dos trabalhos dos recenseadores na favela da Rocinha, no Rio, no início de agosto - Eduardo Anizelli - 1º.ago.22/ Folhapress

O IBGE descreve as comunidades quilombolas como "grupos étnicos, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão historicamente sofrida".

A coleta dos dados do Censo começou nos municípios brasileiros em 1º de agosto. O IBGE planeja visitar 75 milhões de domicílios até o final de outubro.

Um dos objetivos do lançamento nas áreas quilombolas é sensibilizar a população local a responder aos questionários.

Um pré-mapeamento divulgado pelo IBGE estima 5.972 localidades quilombolas no país.

A realização do Censo nesses endereços exige uma operação especial, que envolve o diálogo com lideranças e a preparação dos recenseadores.

Conforme o instituto, os agentes que vão atuar nas áreas quilombolas tiveram um dia adicional de treinamento. A ideia foi preparar a abordagem aos moradores das comunidades.

A partir da pesquisa, o IBGE pretende analisar diferentes questões relacionadas a essa população, como quantos vivem no Brasil e em quantas comunidades, quais são as condições das habitações e como está o acesso à educação e à saúde.

O Censo, que costuma ser realizado a cada dez anos, é considerado o trabalho mais detalhado sobre os traços demográficos e socioeconômicos dos brasileiros.

A edição de 2022 marca os 150 anos do primeiro recenseamento feito no país. A pesquisa inicial ocorreu em 1872.

A versão mais recente foi em 2010. A nova pesquisa estava prevista para 2020, mas foi adiada em razão das restrições provocadas pelo início da pandemia de Covid-19.

O que inviabilizou o levantamento em 2021, pelo segundo ano consecutivo, foi o corte da verba pelo governo federal.

O orçamento para o estudo em 2022, estimado em R$ 2,3 bilhões, só foi liberado após o STF (Supremo Tribunal Federal) ser acionado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas