Siga a folha

Descrição de chapéu Planeta em Transe chuva

RS confirma 51ª vítima das chuvas que deixaram cidades em estado de calamidade

Corpo é de Ariel Delmo Arman, mãe que morreu com os filhos no vale do Taquari; sete vítimas seguem desaparecidas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Porto Alegre

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, na manhã desta quinta (5), a 51ª vítima da enchente no vale do Taquari, ocorrida há um mês. O corpo havia sido localizado em Bom Retiro do Sul (RS) em 28 de setembro.

Trata-se de Ariel Delmo Armani, 25, que estava desaparecida.

Um dia após a tragédia, o marido dela, Miguel Rutigliano, 36, contou à Folha que havia perdido a esposa e os dois filhos –uma menina de um ano e nove meses e um bebê de três meses–, na enxurrada quando sua casa no bairro Conservas não resistiu à invasão da água.

Miguel Rutigliano, 36, marido de Ariel, que teve o corpo localizado no último dia 28 - Carlos Macedo - 5.set.2023/Folhapress

As crianças já sem vida foram localizadas nos dias seguintes, mas o corpo da esposa só apareceu 23 dias depois a cerca de 20 quilômetros de onde a família morava.

Passado um mês da tragédia, restam sete pessoas desaparecidas após as enchentes no vale do Taquari: três de Muçum, e as demais em Arroio do Meio, Encantado, Lajeado e Roca Sales. Com o auxílio do Exército, os municípios da região ainda trabalham na recuperação dos equipamentos públicos e na construção das primeiras dezenas de casas provisórias, que devem ser entregues em 40 dias.

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão novamente em alerta para temporais. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja, indicando "perigo", válido da madrugada de sexta (6) até o final do dia. Ficam na área de alerta 654 municípios da metade norte do Rio Grande do Sul e da metade sul de Santa Catarina.

Em Blumenau (SC), a preocupação é com a cheia do rio Itajaí-Açu, que pode chegar a 12 metros de altura no final de semana, conforme a Defesa Civil catarinense, e atingir mais de 10 mil imóveis da cidade.

Em Santa Catarina, a chuva já provocou estragos na quarta (4) em praticamente todas as regiões e causou uma morte. Em Rio do Oeste, na região do Alto Vale do Itajaí, um homem se afogou ao tentar atravessar de bicicleta uma via alagada em meio a lavouras de arroz.

Acionados por testemunhas, os bombeiros chegaram a efetuar o resgate, mas o homem já estava sem vida. Ele ainda não havia sido identificado até a tarde desta quinta (5).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas