Siga a folha

Descrição de chapéu violência

Ciclista relata roubo de bike de alto desempenho no parque Bruno Covas (SP)

Gisele Gasparotto foi cercada por dois homens enquanto pedalava na ciclovia às margens do rio Pinheiros

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Nervosa e chorando, a empresária e ciclista profissional Gisele Gasparotto relatou em um vídeo o roubo de sua bicicleta de alto desempenho na manhã de terça-feira (21), na ciclovia do parque linear Bruno Covas, às margens do rio Pinheiros, em São Paulo.

"Acabaram de levar minha bicicleta aqui na ciclovia", disse, ainda usando capacete e óculos de atleta.

Segundo ela, os dois homens a abordaram no trecho entre as pontes João Dias e Laguna , quando voltava para casa após pedalar. Eles fecharam a pista e mandaram a ciclista não gritar e descer rapidamente da bicicleta. Em seguida, fugiram com um deles pedalando.

A ciclista Gisele Gasparotto logo após o roubo da bicicleta no parque Bruno Covas - instagram.com/giselegasparotto

A bike da atleta, uma Trek Madone SLR preta, de sétima geração, custa em torno de R$ 75 mil e é considerada uma máquina de corrida. O equipamento é fruto de uma parceria com uma empresa e era utilizado profissionalmente e para treinamentos.

Mais tarde, Gisele gravou outros vídeos em que deu detalhes sobre o ocorrido e respondeu algumas críticas que recebeu por meio de mensagens, entre elas questionamentos sobre o fato de ser mulher e estar sozinha na ciclovia.

"Por que vocês acham que o assalto tem a ver com o gênero e não com a situação como um todo?", perguntou. "As mulheres são mais assaltadas que os homens? Será que é isso? Eu já soube de muitos homens sendo assaltados no mesmo lugar, de forma até mais agressiva. Não é uma questão de gênero". Ela pediu para que as vítimas não sejam culpadas após sofrerem violência.

Ciclista profissional desde 2006, Gisele é fundadora de uma empresa de assessoria esportiva que ensina mulheres a pedalar bikes de estrada. Ela é vice-campeã brasileira de ciclismo de pista.

Outros ciclistas foram até o parque para ajudar a empresária após o roubo e também houve uma mobilização para divulgar fotos da bicicleta roubada e, dessa forma, tentar localizá-la.

O parque Bruno Covas é considerado o principal projeto urbanístico da gestão do ex-governador João Doria e aposta de legado do então tucano para a capital. O local possui atrações como ciclovia, pista de caminhada, parquinho, áreas de piquenique, estações de ginástica e mirante.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas