Siga a folha

Chuva deixa cidade de São Paulo em estado de atenção por quatro horas

Na região do Itaim Paulista, na zona leste, houve alerta para transbordamento de córregos

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A cidade de São Paulo foi colocada em estado de atenção para alagamentos durante cerca de quatro horas nesta sexta-feira (22). Houve alertas para transbordamento de córregos pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, principalmente na zona leste, a primeira região a entrar no estágio amarelo, às 16h06.

O aviso foi estendido posteriormente para a zona sul e alcançou toda a cidade no início da noite. O estado de atenção para alagamentos acabaou retirado às 20h10.

"O tempo abafado e a chegada da brisa marítima gera áreas de chuva que atuam de forma isolada na cidade", afirma o órgão municipal.

Nuvens carregadas em São Paulo; chuva coloca parte da cidade em estado de atenção para alagamentos - Pedro Queiroz - 5.fev.24/Folhapress

No Itaim Paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergência afirmou que às 16h43 havia iminência de transbordamento dos córregos Água Vermelha e do Lajeado.

Houve registro de chuva de granizo em São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaquera.

Na Mooca, também zona leste, a avenida Azevedo Soares chegou a ficar interditada em ambos os sentidos, por causa de alagamentos.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a chuva também atingiu as cidades vizinhas Santo André e São Caetano do Sul, com vento e raios.

Até às 19h, o Corpo de Bombeiros informou que havia recebido 101 chamados para queda de árvores na região metropolitana.

Uma delas caiu na avenida Brigadeiro Luis Antonio, na altura da avenida Paulista, e praticamente bloqueou toda a via no fim da tarde. A Subprefeitura Sé afirmou ter limpado o local e o trânsito acabou liberado pouco depois.

A passagem de uma frente fria pelo litoral paulista deverá provocar fortes pancadas de chuva neste fim de semana na região metropolitana São Paulo, principalmente no domingo (25).

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a faixa do estado onde fica a capital deverá ter acumulados significativos de chuva neste dia.

"O sol aparecerá pela manhã no domingo, mas com nuvens, e as pancadas de chuva devem começar mais cedo no domingo, no início da tarde", afirma a meteorologista Josélia Pegorin, da Climatempo, comparando a previsão com a instabilidade que tem ocorrido durante esta semana.

De acordo com Pegorin, para o sábado (24), a chance de chover é maior do fim da tarde para a noite. "Mas o domingo deverá ser um dia mais instável, com risco de chover forte na cidade de São Paulo", afirma.

O paulistano terá dias quentes neste fim de semana. A previsão do Inmet aponta para oscilação entre 19°C e 30°C neste sábado.

No domingo, a formação da frente fria e ventos de sudeste deverão trazer temperaturas mais baixas do oceano e os termômetros podem alcançar, no máximo, 28ºC.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas