Siga a folha

Descrição de chapéu Enem

Estudantes reclamam de demora na divulgação dos resultados do Prouni

Ministério da Educação divulgou dados às 22h, após usuários reclamarem nas redes sociais sobre o tempo de espera

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Estudantes inscritos no Prouni (Programa Universidade para Todos) —que distribui bolsas parciais e integrais em instituições privadas de todo o país— relataram demora na divulgação dos resultados da primeira chamada do programa nesta quarta-feira (31). Os dados foram disponibilizados apenas depois das 22h no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, canal oficial do governo federal.

Principal programa de financiamento da educação superior do país, o Prouni recebeu mais de 150 mil inscrições para as mais de 240 mil bolsas disponibilizadas no segundo semestre de 2024, segundo o último balanço. Somente no estado de São Paulo foram 44.631 bolsas, distribuídas em 258 cursos de 177 instituições.

As telas do site do MEC para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais para cursos de ensino superior - Agência Brasil

A demora na divulgação do resultado provocou críticas nas redes sociais. Vários usuários da rede social X (antigo Twitter) foram ao perfil oficial do MEC (Ministério da Educação) cobrar explicações e agilidade na divulgação.

Questionado por e-mail na noite desta quarta (31), o ministério não respondeu sobre os motivos para a demora na divulgação dos dados. Apenas após as 22h, quando os resultados já estavam disponíveis na plataforma online, o MEC manifestou-se informando que os dados haviam sido publicados.

Ao longo do dia, segundo o site G1, o portal do governo federal chegou a mudar o status da divulgação dos resultados em um quadro de avisos na página do Prouni. Às 20h20, o site informava que o status da etapa era "não iniciado", por exemplo.

A divulgação dos resultados é uma etapa necessária para que os aprovados busquem as respectivas universidades para entrega e análise de documentos. "O prazo para entrega da documentação dessa primeira chamada vai até 14 de agosto", informa o governo federal. "O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio virtual/eletrônico."

Uma segunda chamada será divulgada pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 20 de agosto.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas