Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Dentistas pressionam para agilizar vacinação da categoria em São Paulo

Incluídos na primeira fase da imunização, profissionais ainda não sabem quando receberão as doses contra Covid-19

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Profissionais de odontologia de São Paulo têm cobrado do governo do estado celeridade na vacinação contra a Covid-19. O argumento da categoria é que os cirurgiões dentistas ficam altamente expostos à contaminação por terem contato direto e por longo período com a boca do paciente --onde está um dos maiores foco de transmissão da doença.

Os cirurgiões dentistas foram incluídos na primeira fase da vacinação no último dia 18 de janeiro, quando o Plano Nacional de Imunização foi atualizado pelo Ministério da Saúde.

Eles entraram na categoria profissionais de saúde. Mas, diante da disponibilidade de poucas doses das vacinas, o ministério definiu grupos prioritários dentro da primeira fase, como médicos e enfermeiros que estão na linha de frente de atendimento aos pacientes com Covid-19.

Com a segunda remessa da vacina, profissionais da saúde que trabalham em hospitais públicos e privados e demais equipamentos de saúde serão vacinados. Dentistas que trabalham na rede pública já começaram a ser imunizados, mas, de acordo com o Crosp (Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo), eles são a minoria.

“Cerca de 80% dos cirurgiões dentistas do estado trabalham em consultórios particulares e ainda não há previsão de quando serão imunizados”, afirma Marco Manfredini, conselheiro e tesoureiro do Crosp.

Segundo ele, o conselho está em constante contato com a Secretaria da Saúde, mas ainda não foi possível projetar um calendário de vacinação. “Não é questão de corporativismo. É preocupação pelo alto risco a que estamos expostos. Por isso pedimos que a imunização dos profissionais da saúde leve em conta o risco de contaminação para estabelecer as prioridades”, diz.

Desde o início da pandemia, os dentistas adotaram alguns procedimentos para minimizar o risco de contágio nos consultórios. As consultas têm sido marcadas em horários espaçados, e os pacientes foram orientados a comparecer sozinhos, para evitar acúmulo de pessoas na sala de espera.

Antes de entrar no consultório, o paciente tem a temperatura aferida e recebe touca para colocar na cabeça, além de proteção para os calçados, a fim de não contaminar o ambiente. Ao iniciar o atendimento, o paciente ainda faz bochecho com um antisséptico para reduzir o risco de contaminação.

Já os profissionais intensificaram o uso dos equipamentos e proteção individual, com a inclusão do "face shield" (protetor facial). Mesmo assim, afirma Manfredini, em pesquisa feita pelo conselho regional em setembro de 2020 com 5.000 dentistas, 46% haviam feito teste para Covid-19 e desses, 10% tiveram resultado positivo para a doença.

“A população precisa saber que pode ir tranquila ao dentista, pois é um ambiente seguro, e o profissional precisa ter segurança para trabalhar da melhor forma. E só a vacina dará essa segurança”, diz.

São Paulo possui 86 mil dentistas, de acordo com o Crosp. No país, são 330 mil profissionais.

Além da imunização dos dentistas, o conselho pede que a vacina contra a Covid-19 possa também chegar aos auxiliares de saúde bucal, que ficam nos consultórios. O estado reúne cerca de 20 mil desses profissionais, segundo o conselho.

A Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de nota, que a expansão da vacinação para públicos prioritários ocorre com base em critérios técnicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações e à medida que o Ministério da Saúde disponibiliza mais doses.

Em São Paulo, segundo a pasta, a campanha começou com profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas, e "conforme já anunciado, em fevereiro começam a ser vacinados também os idosos acima de 85 anos".

"Os profissionais da área de odontologia estão entre os trabalhadores da saúde que passam a ser contemplados com as novas remessas recebidas, sendo prerrogativa das prefeituras programar o abastecimento da rede para imunizar todas as pessoas que integram os públicos-alvo", diz trecho de nota enviada à Folha.

A pasta ainda reforça que assim que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, novas etapas do cronograma de vacinação serão divulgadas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas