Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Comitê estuda criar indicadores para flexibilizar uso de máscaras em SP

Ministério da Saúde também avalia estabelecer parâmetros para servir de guia para as autoridades locais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O comitê científico do governo de São Paulo estuda estabelecer indicadores para ajudar as autoridades a decidirem se flexibilizam ou não o uso de máscaras no estado durante a pandemia de Covid-19.

A cobertura vacinal da população, o nível de transmissão do vírus e o número de novos casos e de internações são alguns dos parâmetros que devem ser utilizados, disse o coordenador-executivo do órgão, João Gabbardo.

O grupo irá propor à administração estadual que leve em conta esse conjunto de critérios na hora de debater o fim do uso obrigatório de máscaras em São Paulo.

Comitê científico estuda estabelecer indicadores para flexibilizar uso de máscaras em SP - 05/10/2021 - Rivaldo Gomes/Folhapress

O anúncio foi feito durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, nesta quarta-feira (20).

Gabbardo afirmou que os indicadores não determinarão uma data para o fim da obrigatoriedade, mas irão apontar um momento ideal para que o uso não seja exigido em algumas situações, começando por ambientes externos sem aglomeração.

O coordenador disse também que ainda não é o momento para a flexibilização, apesar dos indicadores já apresentarem números positivos.

"Nós vamos continuar mantendo essa segurança, o avanço gradativo, para que nós não tenhamos que repetir aquilo que alguns países fizeram, flexibilizaram precocemente e tiveram que retroceder", disse.

Mesmo após a pandemia, o comitê científico pretende manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em alguns contextos, como ambientes hospitalares.

A discussão sobre a flexibilização também está no Ministério da Saúde, que possui um estudo em fase final sobre a dispensa do acessório de proteção contra a Covid. A expectativa é que a conclusão deste documento seja que a decisão de manter ou não o uso obrigatório fique na mão dos municípios.

Assim como o comitê executivo paulista, a pasta prevê estabelecer parâmetros com base em transmissibilidade, vacinação e demandas por leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). A partir disso irão orientar as cidades a liberar a utilização caso atinjam o nível determinado pelo Ministério.

A pressão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no entanto, é pela flexibilização das medidas sanitárias. Desde o início da pandemia, ele já foi visto em inúmeras ocasiões sem o acessório de proteção em meio a aglomerações com apoiadores. Em São Paulo, foi multado ao menos seis vezes por não usar máscara.

O município do Rio de Janeiro também avalia tornar máscara opcional em espaços abertos. O prefeito da cidade, Eduardo Paes (SPD), havia compartilhado em suas redes sociais um documento em que estabelecia um mínimo de 65% da população com o esquema vacinal completo para dar fim à obrigatoriedade.

Segundo dados do Painel Rio Covid-19, da Prefeitura do Rio, 61,6% da população da capital fluminense está completamente imunizado.

Neste caso, uma flexibilização maior aconteceria em novembro, com as máscaras sendo exigidas somento em transporte público e ambientes hospitalares, caso 75% da população tenha o esquema vacinal completo. A ideia também seria permitir a livre circulação das pessoas, sem distanciamento ou limite de lotação.

Corujão da Saúde

Também nesta quarta, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou o Corujão da Saúde que terá como foco tratamentos de oftalmologia. O objetivo é zerar a fila da especialidade nos AMEs (Ambulatórios Médicos Especiais).

Serão oferecidas 11,7 mil consultas médicas e 23,1 mil exames, entre eles mapeamento de retina e ultrassonografia de globo ocular. O corujão também deve viabilizar cerca de 16 mil cirurgias, incluindo de catarata e de retina.

Os atendimentos serão feitos em 46 AMEs e dez hospitais estaduais.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas