Siga a folha

NBB pulveriza transmissão e terá 75% dos jogos exibidos em seis plataformas

Principal competição de basquete do país estará em quatro canais de TV e no streaming

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A 11ª edição do NBB (Novo Basquete Brasil), principal competição nacional da modalidade, será marcada por mudanças significativas no modelo de transmissão das partidas.

Os jogos da temporada 2018/19, com estreia marcada para o dia 13 de outubro, serão exibidos por seis plataformas diferentes: quatro canais de televisão e dois serviços de streaming.

Após o encerramento de um contrato de dez anos com o Grupo Globo, a Liga Nacional de Basquete, que organiza o NBB, abriu concorrência e optou pela diversificação de seus parceiros de transmissão, prática comum nos esportes americanos, por exemplo.

Fuller, do Paulistano, tenta fazer cesta na primeira partida da final do NBB 2017/18 - João Pires - 1.jun.2018/Divulgação/LNB

Até a temporada passada, os jogos eram exibidos na Band e no canal por assinatura SporTV, além das páginas do NBB no Facebook e no Twitter.

Para a nova edição, sai o SporTV e entram outros três canais pagos: BandSports, ESPN e Fox Sports. As transmissões nas redes sociais continuam, assim como a exclusividade da Band na TV aberta.

Com isso, a liga nacional aumentará a quantidade de partidas exibidas ao público. De 50% na temporada anterior, passará para cerca de 75%. O total poderá variar de acordo com o número de jogos disputados nos playoffs. A fatia do streaming no bolo será de aproximadamente 35%.

De acordo com a organizadora do NBB, haverá transmissões de segunda-feira a sábado, distribuídas nas seis plataformas: Facebook (segunda), ESPN (terça), Twitter (quarta), BandSports (quinta), Fox Sports (sexta) e Band (sábado). Algumas partidas terão mais de uma emissora, especialmente nos playoffs.

Todo o processo de geração de imagens será de responsabilidade da liga nacional, que repassará aos canais o produto pronto para ser colocado no ar, inclusive com padronização da identidade visual na inserção de caracteres.

 

Nos jogos previstos para o streaming, uma equipe contratada pela organização ocupará as funções de narrador, comentarista e repórter, da mesma forma que ocorreu na temporada passada.

Os detalhes do novo modelo comercial do NBB serão apresentados nesta segunda (1º), em evento no Club  Athletico Paulistano, em São Paulo.

O primeiro dia da temporada 2018/19 terá rodada dupla transmitida pela Band, feito inédito na história da competição. Às 13h35 de sábado (13), Paulistano e Mogi, atuais finalistas, abrem o torneio em São Paulo. Na sequência, Brasília, e Vasco da Gama se enfrentarão no Distrito Federal.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas