Siga a folha

Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Com Fabio Carille, Corintians tenta voltar a ganhar fora de casa

Nesta quarta (23), quando enfrenta o Guarani, equipe completa 160 dias sem vencer como visitante

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Faz tempo que o Corinthians não sabe o que é vencer uma partida fora de casa. Esta quarta (23), dia em que o alvinegro vai encarar o Guarani, às 19h15, em Campinas, pelo Campeonato Paulista, o time chega a exatos 160 dias desde a última vitória longe de Itaquera. Foram 12 partidas no período, com nove derrotas e três empates.

Fabio Carille antes do treino do Corinthians nesta terça (22), no CT do Parque Ecológico - Luis Moura/WPP

Isso é reflexo da fraca campanha que o Corinthians fez como visitante em 2018, com apenas 33,3% de aproveitamento, o pior rendimento do time fora de casa nos últimos dez anos.

O desempenho no Campeonato Brasileiro foi o principal responsável por essa marca. Em 19 rodadas fora de casa, o Corinthians só venceu duas vezes, empatou três e perdeu 14 partidas, um aproveitamento de apenas 15%, bem abaixo dos 52% registrados no Paulista de 2018.

Evidentemente, o Estadual tem um nível técnico abaixo do Nacional, mas a queda de mais de um terço foi determinante para o Corinthians passar o segundo semestre lutando contra o rebaixamento. A equipe encerrou o torneio em 13º.

Esse foi o fator determinante para o desempenho corintiano despencar. Antes de seguir para o Al Wehda, da Arábia Saudita, Fabio Carille comandou o alvinegro na campanha do título paulista e em jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro. Com ele, fora de casa, o time somou 54% dos pontos.

É fácil entender, portanto, porque a torcida comemorou tanto o retorno do técnico nesta temporada, após os fiascos de seus sucessores, Osmar Loss e Jair Ventura, este último demitido logo após o Brasileiro. Daí, também, a explicação para a confiança dos corintianos de que esse jejum como visitante terá fim diante do Guarani.

Com Carille, aliás, o Corinthians obteve em 2017 o seu melhor desempenho fora de casa nos últimos dez anos, com aproveitamento de 59,4%, marca fundamental para a equipe ser campeã paulista e brasileiro naquele ano.

Apesar de ter dito, após o empate contra o São Caetano, mão ter intenção de mudar a equipe, o técnico Fabio Carille vai escalar Léo Santos na zaga no lugar de Marllon contra o Guarani, enquanto a diretoria ainda busca reforços.

O presidente Andrés Sanchez afirmou nesta terça (22) que fez proposta para contratar o atacante Romarinho, que jogou no Corinthians entre 2012 e 2014.
 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas