Siga a folha

Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Bola aérea é principal arma dos times grandes nos clássicos do Paulista

Dois dos três gols da vitória do Corinthians sobre o Santos foram de cabeça

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Manoel, do Corinthians, cabeceia para abrir o placar contra o Santos, na semifinal do Campeonato Paulista - Eduardo Carmim/Photo Premium/Folhapress
 

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O clássico entre Corinthians e Santos deste domingo (31) confirmou o que tem sido uma tendência quando os quatro principais times do estado se enfrentam neste Campeonato Paulista. Em 2019, dos 10 gols marcados em clássicos, 7 nasceram em jogadas de bola aérea. Destes, 6 foram após bolas paradas.

Os dois últimos foram marcados neste domingo. Primeiro, foi Manoel quem apareceu para completar de cabeça a cobrança de falta de Sornoza. Quatro minutos depois, Jean Mota cobrou escanteio e Derlis Gonzáles aproveitou a falha de Cássio para marcar.

O gol de Clayson, que deu a vitória ao Corinthians em jogada individual foi a exceção.

Ele, Gonzáles (contra o São Paulo) e Carlos Eduardo (do Palmeiras, também contra o time do Morumbi) foram os únicos que, com a bola no chão, marcaram em clássicos.

Mesmo com o técnico Jorge Sampaoli priorizando um jogo de troca de passes, o Santos deve às jogadas aéreas boa parte do seu bom desempenho ofensivo. Dez dos 22 gols marcados pelo clube neste Paulista se originaram em jogadas pelo alto. O artilheiro da equipe, Jean Mota, marcou 3 dos seus 7 gols na competição após cruzamentos.

Pior ataque dentre os semifinalistas, o Corinthians é quem deve a maior porção de seus gols às bolas aéreas: 9 de 14, ou 64% dos gols. Considerando apenas os clássicos foram quatro gols pelo alto, de um total de cinco (80%).

A grande arma corintiana é Gustavo, artilheiro do time com quatro gols, metade deles de cabeça. Quando se trata de clássico, é Manoel quem tem aparecido. O zagueiro marcou seus dois gols pelo time contra São Paulo e Santos, ambos em cabeçadas certeiras.

Quem lidera a artilheria pelo alto no clube é Danilo Avelar, que balançou as redes três vezes em bolas aéreas.

Na próxima segunda-feira (8), o Corinthians precisa apenas de um empate contra o Santos para avançar à final do Paulista. Vitória santista por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Antes disso, no próximo domingo (7), o Palmeiras recebe o São Paulo pelo jogo de volta da semifinal, após as duas equipes empatarem em 0 a 0 no último sábado (30).

A equipe alviverde é a única do quarteto que ainda não marcou em jogadas aéreas nos clássicos deste ano.

No total, 8 dos 19 gols marcados pelo time de Luiz Felipe Scolari no Paulista se originaram de jogadas pelo alto.

Ricardo Goulart, que marcou três gols assim, e Borja, com dois, são os que lideram o clube nesse quesito.

Já o São Paulo balançou as redes 16 vezes no Paulista e só 4 em jogadas aéreas.

Pablo, que contra o Palmeiras acertou a trave, é a principal esperança nas finalizações pelo alto e já marcou de cabeça uma vez, assim como Anderson Martins, Arboleda e Igor Gomes.

Quem vencer a partida no Allianz Parque avança para a final. Novo empate leva a decisão para os pênaltis.

O levantamento considerou gols originados de cruzamentos na área, podendo haver desvios no caminho, mas desconsiderando lançamentos em profundidade.

Para a final, o Palmeiras é quem tem maior chance de decidir em casa, já que lidera a classificação geral do Paulista com 30 pontos. O Santos, três pontos atrás e terceiro na tabela, só será mandante no segundo jogo se o adversário for o São Paulo.

O mesmo vale para o Corinthians, um ponto atrás dos santistas e quatro a frente do São Paulo, que não tem chance de decidir o título paulista no Morumbi.

Jogador santista passa bem após desmaio

Após choque de cabeça com Danilo Avelar, o santista Felipe Aguilar desmaiou e foi socorrido por médicos. O atleta deixou o campo de ambulância e foi encaminhado para o Hospital Sírio Libanês. Aguilar passou por uma tomografia e não apresentou alterações clínicas. Ele ficou em observação e deve receber alta nesta segunda (1º).

Felipe Aguilar, do Santos, sai de campo de maca após se chocar com Danilo Avelar do Corinthians, durante partida entre Corinthians e Santos, pela 1ª partida da semifinal do Campeonato Paulista 2019, na Arena Corinthians - Léo Pinheiro/DiaEsportivo/Agência O Globo

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas