Siga a folha

Descrição de chapéu Futebol Internacional

Federação encerra Campeonato Holandês sem campeão nem rebaixados

Cinco primeiros colocados da liga garantiram vaga em competições europeias

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A KNVB, federação de futebol da Holanda, anunciou nesta sexta-feira (24) o encerramento do Campeonato Holandês. A liga nacional, interrompida pela pandemia do coronavírus, não terá campeão e nem times rebaixados.

A federação também determinou que não haverá acesso de clubes da segunda para a primeira divisão.

Líder do campeonato, Ajax disputará a próxima edição da Champions League - Eva Plevier - 27.fev.2020/Reuters

A decisão acontece três dias depois de o primeiro-ministro do país, Mark Rutte, anunciar a proibição de eventos esportivos até setembro, o que mexeria profundamente com o calendário não só do futebol holandês, mas de todo o continente europeu.

Os cinco primeiros colocados garantiram vaga nas competições europeias da próxima temporada: Ajax e AZ Alkmaar, líder e vice-líder, respectivamente, disputarão a Champions League, enquanto Feyenoord, PSV e Willem II jogarão a Europa League.

O Campeonato Holandês foi suspenso na 26ª rodada. Ajax e AZ Alkmaar estavam empatados na liderança com 56 pontos, mas o clube de Amsterdã levava vantagem no saldo de gols.

Quem não gostou muito da decisão tomada pela KNVB foi o Utrecht, que tinha possibilidades de classificação aos torneios europeus. Sexto colocado na liga com um ponto a menos que o Willem II, a equipe também era finalista da Copa da Holanda, que dá vaga na Europa League.

"Ciente das diferentes visões e interesses dos clubes, a KNVB sabe que independentemente da decisão que fosse tomada, qualquer opção machucaria alguém", disse a liga holandesa em comunicado.

Segundo a liga, os clubes das duas principais divisões nacionais foram consultados sobre os acessos e rebaixamentos: 16 votaram pela queda/subida de equipes, 9 foram contra e outros 9 se abstiveram. Por considerar o processo de votação inconclusivo, a federação decidiu tomar a decisão de não mexer com as tabelas.

A distribuição das vagas europeias ao cinco primeiros colocados ainda precisa ser homologada Uefa.

"Em razão das diretrizes desenhadas pela Uefa para que a definição de vagas dos campeonatos não terminados, incluindo finais de Copas não disputadas, seja baseada em princípios esportivos, transparentes e objetivos, a distribuição seguiu o atual estado da tabela [de classificação]", explicou a KNVB.

O Campeonato Holandês feminino também foi encerrado. PSV, que era o líder, e Ajax, segundo colocado, garantiram lugares na próxima edição da Champions League.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas