Siga a folha

Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Conmebol agenda volta da Libertadores para 15 de setembro

Interrompida pela pandemia, competição deverá se estender até janeiro de 2021

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Conmebol (confederação sul-americana de futebol) definiu, em reunião por videoconferência realizada nesta sexta-feira (10), a volta da Copa Libertadores em setembro. Ainda há, no entanto, uma série de obstáculos para que o plano seja concretizado.

A pandemia do novo coronavírus, que interrompeu a disputa em março, impôs restrições de movimentação de pessoas entre países. A Argentina, por exemplo, tem colocado limites duros, o que complicaria a chegada e a saída de delegações esportivas.

Ainda assim, ficou neste momento estabelecido o retorno da Libertadores no dia 15 de setembro. Pelo cronograma desenhado, a final da competição ocorreria apenas em janeiro –e já não é certo que o jogo derradeiro será no Maracanã, como estava anteriormente decidido.

A competição foi paralisada pela pandemia após duas rodadas da fase de grupos. Restam, portanto, 11 datas para a conclusão: quatro na fase de grupos, duas para as oitavas de final, duas para as quartas de final, duas para as semifinais e uma para a final.

Estão envolvidos no torneio os seguintes times brasileiros: Flamengo, Palmeiras, Athletico, São Paulo, Grêmio, Internacional e Santos.

A reunião desta sexta estipulou também uma data para a retomada da Copa Sul-Americana: 27 de outubro. No caso dessa competição, faltam nove datas para a conclusão. O Bahia e o Vasco estão vivos na disputa.

Já a previsão de início das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 foi adiada de setembro para outubro.

Éverton Ribeiro celebra gol do Flamengo antes da interrupção - AFP

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas