Siga a folha

Descrição de chapéu

Transmissão de jogo na FlaTV mimetiza Globo, mas tem inovações

Presidente Landim, alvo da torcida neste domingo (5), foi poupado pelo canal oficial

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O que prometia ser a primeira transmissão com cobrança da FlaTV, o canal digital do Flamengo, comercializada via plataforma de streaming MyCujoo, foi precedida por horas de desespero para a maior torcida do país.

Em rebelião online por não conseguir pagar, flamenguistas subiram a hashtag "vergonha" e atacaram a diretoria, até o jogo começar. A revolta tomou o próprio chat do perfil do clube no Youtube.

Quando começou, sobreveio então a revolta dos que pagaram e descobriram que o jogo não seria mais cobrado. Mas esta foi menor, porque o que interessava era mesmo o Flamengo em campo.

E o que se acompanhou por duas horas, por meio de YouTube, Facebook, Twitter e no próprio aplicativo MyCujoo, não foi muito diverso do que se via e ouvia antes nas transmissões do clube pela televisão.

Na edição das imagens tomadas por uma dezena de câmeras, nos "replays", nos "melhores momentos", nos comerciais da Ambev e até no comentarista Raul Plassmann, a FlaTV mimetiza a Globo. "Peça sua Brahma gelada", ouve-se no canal.

Narração e comentários, sobretudo aqueles de Alexandre Tavares, o outro analista, voz conhecida da Rádio Globo como representante flamenguista, não escondem sua torcida. Mas já não escondiam muito na Globo.

A maior diferença ou inovação é o jovem locutor Emerson Santos, 23, também com passagem em rádio, mas sobretudo na narração de e-sports, no caso, o Pro Clubs do Fifa 20.

Ele preenche a transmissão sem deslize e também sem vícios aparentes, tão comuns nos locutores de TV e rádio. Não se emociona à toa, não se exaspera em gol perdido, não culpa jogador.

Soa mais moderno e honesto, sem perder o engajamento e se desdobrando ainda na função de âncora, com eficiência, antes e depois da transmissão.

O que nem ele nem Plassmann nem a repórter de campo Luana Trindade fazem é criticar a FlaTV ou o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, alvo preferencial dos torcedores neste domingo (5).

Após a vitória por 2 a 0 sobre o Volta Redonda, que classificou o Flamengo para a final da Taça Rio contra o Fluminense, a repórter entrou ao vivo com Landim, quando ele tentou então se explicar falando que foi "mais um teste", que o pagamento acabou "criando um gargalo, na hora do jogo".

Mas insistiu que a própria demanda não atendida mostrou que "a estratégia não estava errada". Ou seja, o desespero da torcida do Flamengo, antes das transmissões, deve prosseguir.

Jogadores do Flamengo comemoram gol durante partida contra o Volta Redonda - Alexandre Vidal/Divulgação Flamengo

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas