Siga a folha

Polícia prende mais de 150 pessoas em Paris após derrota do PSG

Time francês perdeu para o Bayern na final da Champions League, neste domingo (23)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Carros foram incendiados, lojas sofreram atos de vandalismo e houve confronto com a polícia em Paris durante a noite deste domingo (23), após a derrota do Paris Saint Germain (PSG) para o Bayern de Munique na final da Champions League.

Mais de 150 pessoas foram presas em meio aos atos, anunciou nesta segunda-feira (24) o Ministério Público da capital francesa.

O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, fez um balanço da situação. "A selvageria de certos delinquentes da noite passada: 16 membros das forças policiais feridos, 12 lojas atacadas, cerca de 15 carros vandalizados", escreveu no Twitter.

Torcedor do PSG lança rojão perto do estádio Parc des Princes após final da Liga dos Campeões - Alain Jocard/AFP

Depois do jogo em Lisboa, em que os bávaros venceram por 1 a 0, ocorreram incidentes perto do estádio do PSG e na avenida Champs-Elysées, local onde os franceses costumam se reunir para comemorar vitórias esportivas.

No total, 151 pessoas estão detidas, incluindo 49 menores de idade, detalhou a procuradoria parisiense.

Quase 5.000 pessoas puderam entrar no Parque dos Príncipes, estádio do PSG, para acompanhar em telões a final da Champions League.

A polícia anunciou no Twitter que precisou dispersar uma centena de pessoas concentradas perto do complexo.

Os torcedores do PSG já haviam se envolvido em confrontos com a polícia em Paris no início do domingo. Alguns atiraram projéteis em veículos da polícia do lado de fora do Parque des Príncipes e tiveram que ser dispersados ​​com gás lacrimogêneo, segundo um vídeo publicado nas redes sociais.

O Bayern de Munique venceu o PSG por 1 a 0 na final europeia. O time alemão é o primeiro time da história da Champions League a ser campeão com 100% de aproveitamento. Foram 11 vitórias consecutivas, 7 delas com goleadas.

É o sexto título do Bayern na história da competição, que antes de 1992 se chamava Copa da Europa. Passou a ser o terceiro mais vitorioso, ao lado do Liverpool. Está atrás de Real Madrid (13 troféus) e Milan (7). A sua última conquista havia sido em 2013, quando derrotou o Borussia Dortmund com três titulares que estiveram em campo neste domingo: Neuer, Thomas Müller e Alaba.

A derrota na final representa a melhor campanha da equipe francesa na história do torneio. Nas duas temporadas anteriores, o PSG havia sido eliminado nas oitavas de final. Só havia chegado à semi uma vez, em 1995, antes da compra pela família real do Qatar, em 2011.

Com AFP e Reuters

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas