Siga a folha

Descrição de chapéu Tóquio 2020

Chinesa leva, no tiro esportivo, primeira medalha de ouro das Olimpíadas de Tóquio

Em edição que propõe igualdade de gênero, mulheres inauguram as premiações

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Com 251,8 pontos, Yang Qian, da China, ficou na primeira colocação do tiro esportivo na carabina à distância de 10 m e, assim, conquistou a primeira medalha de ouro das Olimpíadas de Tóquio. Ela ainda quebrou o recorde olímpico da prova.

Anastasiia Galashina, que representa o Comitê Olímpico Russo, ficou com a prata, com 251,1 pontos. A suíça Nina Christen, com 230,6, levou o bronze. Foram elas as responsáveis por inaugurar os pódios desta edição.

Yang Qian, da China, ouro no tiro esportivo - Ann Wang/Reuters

Galashina liderava a prova até o último tiro, quando levou a virada de Yang. A Rússia está proibida de competir nos principais eventos esportivo do mundo em decorrência do escândalo de doping no esporte do país. Por isso, os atletas russos representam o seu comitê olímpico.

As primeiras medalhas de Tóquio, entregues no Asaka Shooting Range, saíram em um dos esportes mais masculinos e tradicionais das Olimpíadas. O tiro esportivo só não esteve no programa olímpico em dois Jogos, St. Louis-1904 e Amsterdã-1928, e apenas permitiu a competição feminina em Los Angeles-1984.​

A medalha feminina vem na sequência de protestos contra uniformes sensuais e no dia seguinte à cerimônia de abertura, que, em momento histórico, teve uma mulher acendendo a pira olímpica. A tenista japonesa Naomi Osaka foi a escolhida, e sua imagem rodou o mundo.

Diversidade e inclusão foram destaques do evento, assim como o tema da igualdade de gênero.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas