Siga a folha

Manex Silva não termina prova de esquiatlo na estreia olímpica em Pequim

O representante do Brasil foi retirado da competição, seguindo a regra quando um participante é ultrapassado em uma volta pelos líderes

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bernadete Druzian
São Paulo

O hispano-brasileiro Manex Silva, 19, fez sua estreia olímpica no esqui-cross country neste domingo (6), às 4h, nos Jogos de Inverno 2022 em Pequim, mas não terminou a prova de esquiatlo masculino, quando recebeu uma volta a mais dos participantes que lideravam a disputa.

A medalha de ouro ficou com Alexander Bolshunov, do Comitê Olímpico Russo.

Dos 70 participantes que iniciaram a prova, ao menos 16 não terminaram por estarem uma volta atrás dos líderes.

Pela regra da modalidade, quando um competidor coloca uma volta sobre outro, o participante atrasado é retirado da prova.

Manex Salsamendi Silva nasceu no Acre, filho de mãe brasileira e pai espanhol. O esquiador vive na Espanha desde os dois anos de idade.

Manex Silva antes de ser eliminado da competição - Kai Pfaffenbach/Reuters

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, o atleta volta a representar o Brasil no esqui-cross country dia 08, na modalidade sprint – estilo livre; dia 11, nos 15 km – estilo clássico; e dia 19, na largada em massa 50 km – estilo livre.

No Esqui Cross-Country, os atletas percorrem distâncias variadas em provas de velocidade e resistência. A prova está no programa olímpico desde a primeira edição, em 1924.

Em Pequim, serão 12 disputas, seis femininas e seis masculinas (clássico, esquiatlo, velocidade livre, velocidade em equipes clássico, revezamento e saída em massa livre), com diferentes tipos de largada e técnicas de esqui.

29.01.2022 - Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022 ? Esqui cross country. Chegada dos atletas de esqui cross country Jaqueline Mourão, Eduarda Ribera e Manex Silva. - Alexandre Castello Branco/COB

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas