Siga a folha

Plataforma vai estimular pessoas e startups que atuam com bioeconomia na Amazônia

Iniciativa da Fundação Certi conta com investimento de Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Negócios voltados à bioeconomia na Amazônia serão promovidos na Jornada Amazônia, plataforma lançada pela Fundação Certi para apoiar pessoas e empresas que ajudam a conservar a floresta. A proposta inicial é de capacitar 3.000 talentos e estimular a criação de 200 startups.

O primeiro edital da Plataforma Jornada Amazônia será lançado no início de 2023. A iniciativa tem co-participação e investimento de Bradesco, Fundo Vale, Itaú Unibanco e Santander.

Jovens aprendizes trabalham na marcenaria da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (AM) - Ago.2022 - Renato Stockler

Serão três frentes de trabalho complementares. Na primeira, que pretende fortalecer a cultura empreendedora na região, 3.000 pessoas serão capacitadas para atuar com empreendedorismo inovador. E até 200 startups no âmbito da bioeconomia serão apoiadas com mentorias, treinamentos e recursos em seus primeiros passos.

Na segunda frente, a Certi irá fornecer suporte técnico, tecnológico e de gestão para reduzir riscos técnicos e acelerar a evolução das cem startups mais promissoras da região. Também facilitará conexões com indústrias para a validação dos produtos ou soluções e investimentos nas empresas.

"Melhorar o desempenho das startups que atuam no território amazônico criará referência para a bioeconomia inovadora na região, fortalecendo ciclos posteriores do projeto", diz Marcos Da-Ré, diretor de Economia Verde da Fundação Certi.

A terceira frente buscará fortalecer até dez organizações estratégicas do ecossistema, como incubadoras e aceleradoras, por meio de capacitação, intercâmbio de know-how e de processos, co-investimento ou operações conjuntas financiadas no âmbito da iniciativa.

A Plataforma Jornada Amazônia tem como membros do conselho consultivo personalidades como o cientista e climatologista Carlos Nobre e André Guimarães, diretor-executivo do Ipam - Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

"A Jornada Amazônia é uma iniciativa inovadora para dar escala à construção de diversos ecossistemas de inovação, sustentabilidade e negócios distribuídos amplamente pela região que sirvam de embriões para uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo", afirma Carlos Nobre.

Para André Guimarães, o modelo de desenvolvimento que a bioeconomia propõe ajuda a reverter o processo de destruição atual da floresta amazônica. "É sem dúvida a chave para um futuro mais sustentável para a região, para o Brasil e em alguma dimensão para todo o planeta", afirma.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas