Siga a folha

Empreendedor Social abre inscrições em busca de inovação em favelas e meio ambiente

Prêmio da Folha em parceria com Schwab chega à 19ª edição com foco em soluções inspiradoras e respostas para desafios socioambientais do século 21

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Ao chegar à 19a edição, o Prêmio Empreendedor Social 2023 abre inscrições a partir desta quinta-feira (16) em busca de soluções inspiradoras e respostas para os desafios socioambientais do século 21.

O principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina vai selecionar candidatos em três categorias.

Cerimônia de entrega do Prêmio Empreendedor Social 2022 no Teatro Porto Seguro (SP) - Folhapress

Em "Inovação para o Século 21", busca iniciativas conectadas com grandes agendas do nosso tempo e com os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU em territórios vulneráveis, periferias e biomas ameaçados.

A categoria "Inclusão Social e Produtiva" privilegia tecnologias sociais que promovem geração de renda e emprego ou fomento do empreendedorismo ou inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis e minorias.

Já em "Soluções que Inspiram" serão reconhecidas iniciativas de impacto que combatem racismo, violência e desigualdade social, de raça, gênero e/ou fortalecem os direitos humanos e a cidadania.

Realizado desde 2005 em parceria com a Fundação Schwab, a premiação é porta de entrada para a rede internacional de empreendedores socioambientais conectada com o Fórum Econômico Mundial.

"A Schwab reconhece e apoia ao longo de seus 25 anos os principais inovadores sociais do mundo por seus esforços individuais e coletivos na criação de um mundo mais justo, igualitário e sustentável para todos", afirma François Bonnici, diretor-executivo da fundação criada por Hilde e Klaus Schwab e também chefe de Inovação Social do Fórum Econômico Mundial.

Em janeiro, no encontro anual em Davos, o brasileiro Tasso Azevedo foi anunciado como um dos Inovadores Sociais do Ano por seu trabalho à frente do MapBiomas, rede que monitora o clima e o uso da terra, com o qual concorreu ao Empreendedor Social em 2022.

"É um reconhecimento que nos ajuda a ganhar ainda mais credibilidade para ampliar nossa atuação para além dos 14 países onde redes locais parceiras já monitoram as transformações e o uso do solo", afirmou Azevedo, ao ser anunciado entre os 16 premiados de 2023, em uma nova categoria de impacto colaborativo.

Assim como nos anos anteriores, após a cerimônia de premiação a ser realizada em setembro, a Folha submeterá três nomes entre finalistas e vencedores desta edição ao conselho da Schwab, que irá escolher o brasileiro a figurar entre os Inovadores Sociais do Ano.

Os nomes serão anunciados em Davos em janeiro de 2024.

"Buscamos no Brasil lideranças que atuam para resolver problemas socioambientais e beneficiar a sociedade, em especial no combate às desigualdades, no suporte a grupos excluídos e marginalizados e na preservação de nossos ecossistemas", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Abertas até 30 de abril, as inscrições para o concurso 2023 devem ser feitas na plataforma Prosas, parceiro estratégico da premiação que é referência em editais, com acesso também pelo folha.com/empreendedorsocial.

O prêmio elegerá nove finalistas, três em cada uma das categorias, entre os quais o júri definirá os vencedores. Todos os finalistas concorrem ao Troféu Escolha do Leitor, categoria popular que elege a iniciativa preferida do público da Folha.

Principais prêmios

  • Reconhecimento chancelado pela Rede Folha e Rede Schwab de Empreendedores Sociais, uma das entidades-irmãs do Fórum Econômico Mundial

  • Bolsas de estudo em instituições como Harvard, Fundação Dom Cabral e ESPM

  • Participação em fóruns nacionais e internacionais, promovidos por Idis, Gife, Social Good

  • Fast-track para fazer parte de redes como Ashoka e Sistema B

  • Consultoria jurídica pela SBSA Advogados

  • Programas de aceleração e mentoria oferecidos por Artemisia, Quintessa, Din4mo e Yunus Negócios Sociais

  • Visibilidade em todas as plataformas da Folha

A votação é também uma plataforma de captação de doações para as iniciativas reconhecidas a cada ano.

Os premiados ganham projeção nacional e internacional, reforçada pelo alto nível de qualificação e networking oferecidos por um rol de 33 parceiros, em um pacote de benefícios que ultrapassa R$ 400 mil, entre cursos e mentorias.

Mariano Cenamo, fundador do Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e vencedor da categoria Inovação em Meio Ambiente no Empreendedor Social 2022, foi indicado para o curso "Liderança para Mudança Sistêmica: Promovendo Impacto Social em Escala" Harvard Kennedy School.

O programa na Universidade Harvard é oferecido anualmente pela Schwab, com todos os cursos cobertos pela Montsepe Foundation e David Rubenstein.

Cenamo destaca a oportunidade de estar numa universidade de referência como Harvard e poder interagir com empreendedores sociais de todo o mundo.

"Espero trazer de volta soluções inspiradas em outras realidades e fazer novas conexões para construir uma nova economia na Amazônia, que é a nossa missão."

O Empreendedor Social 2023 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Coca-Cola, Liberta e Vedacit. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Pacto Global, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

Categorias do Prêmio Empreendedor Social 2023

  • Inovação para o Século 21

    Iniciativas que trazem exemplos de potência e transformação conectados com grandes agendas do novo século em territórios vulneráveis, periferias e biomas ameaçados.

  • Inclusão Social e Produtiva

    Tecnologias sociais que promovem geração de renda e emprego ou fomento do empreendedorismo ou inclusão no mercado de trabalho de grupos vulneráveis e minorias.

  • Soluções que Inspiram

    Iniciativas de impacto que combatem racismo, violência e desigualdade social, de raça, gênero e/ou fortalecem os direitos humanos, a cidadania e comunidades.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas