Siga a folha

Cerimônia do Prêmio Empreendedor Social vai acontecer no Theatro Municipal de SP

Vencedores da edição histórica da premiação realizada por Folha e Fundação Schwab serão anunciados em 12 de novembro

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo (SP)

A cerimônia da edição histórica de 20 anos do Empreendedor Social acontecerá na noite de 12 de novembro, no Theatro Municipal de São Paulo, quando serão anunciados os vencedores de duas categorias da premiação: Inovadores Socias do Ano e Soluções que Inspiram.

Serão conhecidos também os seis destaques da nova categoria do concurso, Jovens Transformadores: uma olhar para agentes de mudança, entre 16 e 25 anos.

Realizado desde 2005 por Folha e Fundação Schwab, entidade-irmã do Fórum Econômico Mundial, a premiação reconhece lideranças nas áreas de ambiente, educação, saúde, habitação e geração de renda, além de soluções de impacto em direitos humanos, fortalecimento da democracia, equidade de gênero e combate ao racismo.

"Estamos muito felizes e honrados de receber a cerimônia do prêmio", afirma Andrea Caruso Saturnino, superintendente geral do Complexo Theatro Municipal. "Quando mostramos para o público uma premiação como esta, atribuímos a devida importância a essas ações. O empreendedorismo social precisa de holofotes para que desperte o interesse da sociedade e surjam novas iniciativas."

Fachada do Theatro Municipal de São Paulo, um dos mais importantes teatros do Brasil e um dos cartões postais da cidade de São Paulo - Folhapress

Edifício icônico de São Paulo e uma das maiores casas de ópera do país, o Theatro Municipal, localizado na Praça Ramos de Azevedo, promove apresentações e eventos que vão de concertos e peças a espetáculos de dança contemporânea.

Atualmente, conta com seis corpos artísticos: Orquestra Sinfônica Municipal; Coral Paulistano; Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo; Coro Lírico Municipal; Balé da Cidade de São Paulo; Orquestra Experimental de Repertório.

"O universo da ópera é muito grande, porque ele engloba tudo: a parte da atuação, a parte plástica, música, maestro, orquestra, coro, solistas, atores, bailarinos", explica Saturnino.

"Não raro, uma produção em cena tem 300 pessoas envolvidas na equipe técnica. O processo para chegar a uma obra envolve ensaios musicais, criação de figurinos, criação cênica, maquiagem e visagismo", completa.

Inaugurado em setembro de 1911, sob a administração de Antônio Prado, primeiro prefeito da cidade, o edifício projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo nos moldes do teatro da Ópera de Paris se tornou um marco cultural da capital paulista.

Por ele, passaram nomes como Heitor Villa-Lobos, Enrico Caruso, Nijinsky, Arthur Rubinstein e Ella Fitzgerald.

O Municipal também foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, idealizada pelos escritores Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade e pelas pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.

Desde então, o Municipal tem feito esforços para se tornar mais inclusivo e acompanhar as mudanças da sociedade.

"Nos últimos três anos, temos trabalhado com uma curadoria externa que vem aqui debater conosco", diz a superintendente. "Nosso comitê é diverso. Fazem parte dele, por exemplo, a liderança indígena Ailton Krenak, músicos da cena contemporânea, como DJs, e artistas periféricos. Procuramos oxigenar o teatro, trazendo sempre aquilo que é novo."

Cerca de 20% dos ingressos dos espetáculos são oferecidos gratuitamente a escolas públicas, ONGs e instituições culturais. Nos últimos três anos, quase 375 mil pessoas visitaram esse cartão postal de São Paulo.

Política de gratuidades do Theatro Municipal de São Paulo contempla crianças de escolas públicas - Divulgação/@natvcesar/Theatro Municipal de SP

O Municipal também desenvolve projetos sociais próprios.

Municipal Circula

O Municipal Circula é um projeto que leva concertos e performances a espaços culturais nas regiões periféricas de São Paulo. Os corpos artísticos do teatro se apresentam em casas de cultura e teatros dos CEUs (Centros Educacionais Unificados).

Além das apresentações, o programa promove ações em escolas públicas municipais e instituições culturais, com foco na introdução da música clássica para pessoas de diferentes idades.

Nesse primeiro momento, são desenvolvidas atividades didáticas, incluindo a apresentação dos diferentes instrumentos que compõem uma orquestra.

Posteriormente, beneficiários do programa assistem a uma apresentação no próprio Municipal, que organiza o traslado.

Também são realizados encontros de grupos de dança e música de artistas periféricos. Ao todo, o Municipal Circula já atendeu mais de 31 mil pessoas.

Apresentação artística do Municipal Circula, projeto que leva arte e cultura às periferias de São Paulo - Divulgação/@natvcesar/Theatro Municipal de SP

Visitas educativas

O Municipal de São Paulo promove ainda visitas educativas gratuitas de terça-feira a sábado, nas quais é possível conhecer diferentes espaços do teatro e aprender sobre a história e a arquitetura do edifício.

É preciso fazer agendamento prévio pelo site oficial.

Programa de bolsistas

Visando capacitar e facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho, o Programa Jovens Criadores, Pesquisadores e Monitores concede bolsas para que seus participantes possam exercer diferentes atividades sob a orientação de especialistas, técnicos e artistas do Municipal.

Participantes do programa de bolsistas do Theatro Municipal de São Paulo - Divulgação/Larissa Paz/Theatro Municipal de SP

Com carga semanal de 25 horas, o programa favorece o desenvolvimento de habilidades técnicas em áreas como mediação cultural, produção, pesquisa, educação, ópera e dramaturgia.

O Empreendedor Social 2024 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Coca-Cola Brasil, Instituto Coca-Cola Brasil, Sesi, Liberta e SOS Mata Atlântica. E conta apoio de Theatro Municipal de São Paulo, #Sustenidos e Cidade de São Paulo, além de parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas