Pedágio sem cancela começa a operar em SP nesta quarta (4); entenda como funciona

Cobrança será automática para veículos com TAG; demais motoristas vão ter 15 dias para quitar dívida

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São Paulo

O primeiro pedágio sem cancela com cobrança em São Paulo passará a funcionar a partir da meia-noite desta quarta-feira (4). A estrutura estará localizada na SP-333, em Itápolis, segundo a concessionária EcoNoroeste.

No modelo, chamado de free flow, a cobrança é feita pelos pórticos, que substituem as praças de pedágio e são equipados com tecnologia para identificar os veículos.

A EcoNoroeste diz que prevê o começo da operação de outro pedágio free flow, em Jaboticabal, ainda neste ano.

estrutura de metal com câmeras forma arco sobre rodovia por onde passa um caminhão.
Pórtico de pedágio em teste na rodovia Ayrton Senna, em São Paulo - Luciano Vicioni/Divulgação

Para os usuários que possuem TAG (como Sem Parar e Veloe), a transação será feita automaticamente pela operadora, e os motoristas terão descontos progressivos.

Os demais motoristas terão 15 dias para efetuar o pagamento por meio de canais disponibilizados pela concessionária, como Whatsapp e aplicativo. Quem não quitar a tarifa estará sujeito a multa de evasão no valor de R$ 195,23 e desconto de cinco pontos na carteira, de acordo com a EcoNoroeste.

As empresas de pagamento automático (TAG) projetam registrar forte crescimento com a implantação da tecnologia, que vem avançando no Sudeste e no Rio Grande do Sul.

A Ecopistas utiliza o free flow no corredor Ayrton Senna/ Carvalho Pinto (SP-070), mas somente para testes, sem cobrança.

Em rodovias federais, os únicos pórticos em funcionamento são os da Rio-Santos, sob administração da CCR RioSP. As estruturas de cobrança eletrônica estão localizadas em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414), todas cidades fluminenses.

O sistema na Rio-Santos, em operação desde 31 de março de 2023, ainda é um projeto-piloto e faz parte do ambiente experimental para analisar a melhor modelagem antes da possível expansão para outras concessões federais.

Em São Paulo, há um plano para que todas as rodovias estaduais concedidas utilizem a tecnologia free flow. Os editais das novas concessões preveem a implantação. No caso de privatizações antigas, as concessionárias se preparam para a substituição gradativa das praças de pedágio, segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Saiba por quais canais motoristas sem TAG poderão pagar o pedágio

  • Site freeflow.econoroeste.com.br

  • Aplicativo disponível na Apple Store, para usuários de iOS, e Google Play Store, para usuários de Android

  • Whatsapp (0800 326 3663)

  • Presencialmente nos postos de atendimento aos usuários da SP-333, por meio dos totens de autoatendimento; pagamento pode ser realizado com cartão de crédito, débito e pix.

Como funcionarão os descontos para quem tem TAG

  • Desconto de usuário frequente: benefício será concedido a veículos de passeio que utilizarem TAG, a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e no mesmo mês. Haverá redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa. A partir da 30ª passagem, o valor com desconto permanece fixo até o último dia do mês.

  • Desconto básico da tarifa: desconto de 5% em todas as passagens de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semireboque, que utilizarem TAG.

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