Descrição de chapéu Folha Social+

Empreendedor Social abre inscrições para edição histórica de 20 anos

Prêmio realizado por Folha e Schwab reconhece inovadores do ano e celebra o futuro, com nova categoria Jovens Transformadores, e o passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Empreendedor Social completa 20 anos em 2024 com uma premiação especial e um olhar para o presente, o passado e o futuro.

A 20a edição do prêmio realizado pela Folha e pela Fundação Schwab, entidade-irmã do Fórum Econômico Mundial, abre inscrições a partir desta quarta-feira (20) em duas categorias: Inovadores Sociais do Ano e Soluções que Inspiram.

Serão reconhecidas lideranças em inovação em áreas como ambiente, educação, saúde, habitação e geração de renda, além de soluções de impacto em direitos humanos, fortalecimento da democracia, equidade de gênero e combate ao racismo.

palco escuro com duas pessoas apresentando e um telão colorido atrás
Cerimônia de premiação do Empreendedor Social 2023 no Teatro Porto Seguro com apresentação de Cris Guterres e Bruno Gagliasso - Ronny Santos/Folhapress

"Há duas décadas, distinguimos modelos excepcionais de inovação social no Brasil. Esta premiação especial celebrará os agentes de mudança que transformam milhões de vidas por meio de seus esforços incansáveis e ideias inovadoras", afirma Hilde Schwab, cofundadora da Schwab.

A fundação aglutina uma comunidade de cerca de 450 inovadores sociais e impacta diretamente mais de 722 milhões de vidas em todo o mundo.

Hilde destaca o papel de liderança que a Folha tem desempenhado desde 2005, quando passa a realizar o Empreendedor Social do Ano no Brasil e a indicar os representantes brasileiros para a rede internacional.

"O prêmio 2024 é uma oportunidade para fortalecer ainda mais nossa colaboração com a Folha e compromisso de trabalharmos por um mundo melhor", completa a presidente da Schwab.

Para Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha, a parceria com a Schwab fez o jornal mergulhar no campo da inovação social, ampliando a cobertura da temática no jornal. "Para além de uma parceria de mídia, a atuação conjunta de Folha e Schwab contribuiu para fortalecer o ecossistema de empreendedorismo social no Brasil."

Para Dávila, a premiação histórica em 2024 é uma oportunidade de passar em revista a evolução do campo e as perspectivas da economia social no país.

Ao longo das últimas duas décadas, foram chanceladas 173 iniciativas, entre finalistas e premiadas desde a primeira edição do Empreendedor Social em 2005.

"São premiados e finalistas entre ONGs, negócios de impactos, cooperativas e movimentos que deram importantes contribuições para o enfrentamento dos principais desafios socioambientais do Brasil", afirma Dávila.

Neste ano de celebração, esse conjunto de empreendedores sociais será homenageado em uma categoria especial, Contribuições para o Campo.

Principais benefícios aos finalistas e vencedores

  • Reconhecimento chancelado pela Rede Folha e Rede Schwab de Empreendedores Sociais, uma das entidades-irmãs do Fórum Econômico Mundial

  • Bolsas de estudo em instituições como Harvard, Fundação Dom Cabral e ESPM

  • Participação em fóruns nacionais e internacionais, promovidos por Idis, Gife, Social Good, entre outros

  • Fast-track para fazer parte de redes como Ashoka e Schwab

  • Consultoria jurídica pela SBSA Advogados

  • Programas de aceleração e mentoria oferecidos por Artemisia, Quintessa, Din4mo e Yunus

  • Visibilidade em todas as plataformas da Folha

A 20a edição mira também o futuro ao abrir espaço para homenagear os Jovens Transformadores, em outra categoria especial.

Em parceria com a Ashoka, também referência internacional em inovação social, a Folha vai selecionar destaques entre iniciativas da juventude que estão transformando o Brasil.

"É muito acertado da Folha ir nesta direção ao desenhar os próximos passos do Prêmio Empreendedor Social", diz Andrea Margit, líder de Novos Paradigmas e Comunicação da Ashoka. "Construímos uma rede de jovens que reconhecem o seu poder de criar soluções para os problemas que encontram em suas escolas, comunidades e regiões", completa.

Inscrições na Prosas

As inscrições abertas na plataforma Prosas até 30 de abril são para as categorias Inovadores Sociais do Ano e Soluções que Inspiram, parte do concurso regular do Empreendedor Social. O prêmio elegerá seis finalistas nas duas categorias a serem submetidos ao júri para definição dos vencedores.

Todos os finalistas participam do Engajamento do Leitor, categoria popular que capta recursos para as causas do ano, em uma campanha a ser veiculada a partir de outubro em todas as plataformas da Folha.

A captação se encerra na véspera da cerimônia de premiação, em 12 de novembro, quando será anunciada a iniciativa que mais recursos angariou na plataforma que é construída em parceria com Doare, Movimento Arredondar e PagBank.

Premiados e finalistas ganham projeção nacional e internacional, reforçada pelo alto nível de qualificação e networking oferecidos por um rol de 36 parceiros, em um pacote de benefícios que soma R$ 400 mil, entre cursos e mentorias.

Vencedores das três categorias principais em 2023, Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Robson Melo (Estante Mágica) e Aline Odara (Fundo Agbara) foram agraciados pela Schwab com um curso de Liderança para Mudança Sistêmica em Harvard e participação em uma learning journey na Ásia ou na África.

Categorias do Prêmio Empreendedor Social 2024

  • Inovadores Sociais do Ano

    Iniciativas que tenham a missão explícita de resolver um problema social, com foco na redução das desigualdades sociais e/ou na preservação de ecossistemas. A premiação busca iniciativas já consolidadas que atuam com ambiente, saúde, educação, habitação, inclusão social e produtiva.

  • Soluções que Inspiram

    Iniciativas com potencial de ganho de escala e atuação destacada em temáticas como direitos humanos, cidadania, democracia, promoção da igualdade de gênero e raça e inclusão de minorias.

"O Prêmio Empreendedor Social mudou minha vida. E o curso em Harvard e uma viagem de aprendizado com os empreendedores da Schwab certamente vão mudar completamente minha jornada profissional e a do Agbara", avalia Aline Odara.

O Empreendedor Social 2024 tem patrocínio de Gerdau, Ambev, Coca-Cola, Sesi, Liberta e SOS Mata Atlântica. E conta com parceria estratégica de Ashoka, ESPM, FDC, Prosas, SBSA Advogados e UOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.