Siga a folha

Trupe Pé de Histórias lança música sobre a importância do medo e a alegria de estar junto

Canção "Fica Bem", lançada em julho, traz olhar infantil do isolamento social

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

“Eu tenho medo não sei de quê, eu tenho medo de não saber”, canta a Trupe Pé de Histórias.

Os versos da música “Fica Bem”, que teve o videoclipe lançado em julho, tratam das experiências de incerteza, de ficar em casa e de ter saudade durante o isolamento social.

Nascida há mais de uma década da parceria entre Naya Sá e Tucci Fattore, a Trupe une música e teatro, criando espetáculos para o público de até 7 anos. Promove apresentações em escolas, festas e festivais de teatro.

A Trupe Pé de Histórias - Daniela Toviansky/Divulgação

A produção da música “Fica Bem”, contudo, apareceu em um momento em que a Trupe foi obrigada a se reinventar diante das restrições impostas pela pandemia.

O grupo migrou dos palcos para as lives em seu canal, o You Trupe, e está descobrindo outras formas de interagir com seu público, como as festas online. Em suas apresentações virtuais, explora novas possibilidades trazidas pelo formato, como integrar elementos do cinema e da televisão às apresentações.

O formato online também foi incorporado ao videoclipe de “Fica Bem”: cada integrante é mostrado tocando e cantando em sua própria casa (ou “ninho”, como diz a música).

A atriz e educadora Naya Sá, vocalista da Trupe, conta que foi seu filho que a convenceu da “importância do medo”, durante uma conversa sobre o isolamento.

O menino tem vontade de se tornar biólogo quando crescer e explicou para a mãe que a capacidade de sentir medo foi fundamental para a evolução da espécie humana. “A conclusão foi que o medo não nos paralisa, mas nos protege.”

O diálogo entre mãe e filho foi inspiração para a música “Fica Bem”, que traz o olhar infantil “de quem assiste, sente, vive, mas não sabe bem o que está acontecendo.”

Por sua vez, o ator e contador de histórias Tucci Fattore ressalta que não são apenas os pequenos que se sentem assim. A canção fala de uma experiência comum a adultos e crianças neste período.

Para ele, a música “pode expressar o indizível” e ajudar crianças e adultos a processar emoções complexas. Daí a importância da arte que fala do medo e da incerteza.

Mas “Fica bem” não traduz apenas os aspectos difíceis da pandemia e do isolamento.

Com o refrão “fica bem, fica bem, no seu ninho fica bem”, embalado pela narrativa de gestos e atividades cotidianos e de carinho entre pais, mães e filhos, a canção conclui que “com você, eu fico bem”, reforçando a importância de aproveitar juntos os momentos em casa, apesar de tudo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas