Siga a folha

Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Saiba como são divididas as funções dentro de uma escola

No Dia do Professor, Folhinha celebra os funcionários envolvidos na rotina das crianças

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Nesta sexta-feira (15), é celebrado o Dia do Professor, aquela figura que acompanha todo mundo desde o primeiro até o último dia de escola. Mas, além das professoras e professores, é importante lembrar que vários outros profissionais também cuidam e preparam as crianças para o mundo durante seus anos escolares.

A Folhinha explica como são divididas as funções dentro de um colégio, para que todo mundo possa sempre também celebrar o trabalho de cada um destes importantes funcionários. As informações são da coordenadora pedagógica da EMEF Tenente José Maria Pinto Duarte, Vanessa Machado.

Ilustração de Carolina Daffara para Folhinha - Carolina Daffara

Professor(a)

É quem faz a ponte entre o conhecimento e os estudantes. É responsável por criar situações que despertem o interesse e ampliem a aprendizagem das crianças —e essas aprendizagens vão muito além daquelas relacionadas às matérias estudadas, porque falam também de convivência e autocuidado, ou de valores como justiça e solidariedade. Os professores fazem todo esse trabalho levando sempre em consideração os diferentes ritmos de aprendizagem de cada um, buscando não deixar que ninguém fique para trás.

Professor(a) assistente

Professores assistentes também fazem essa ponte entre o conhecimento e os estudantes, mas atuam em parceria com um professor mais experiente. Ele(a) pode trabalhar com um ou mais estudantes que tenham alguma dificuldade no conteúdo ensinado, ou com a maior parte da turma enquanto o próprio professor desenvolve um trabalho de recuperação. Na maior parte das escolas públicas não há professores assistentes, mas às vezes elas contam com estagiários, que têm um papel semelhante.

Inspetor(a)

É quem trabalha observando os estudantes fora do ambiente da aula. Antigamente, essa figura era chamada de bedel. Inspetores circulam pelos pátios e corredores e, entre suas responsabilidades, está evitar que os alunos se envolvam em conflitos, ou ajudar a solucionar problemas que já tenham aparecido. O inspetor é fundamental para que a escola seja um ambiente harmonioso e seguro para as crianças. A coordenadora Vanessa Machado explica que boa parte dos desentendimentos acontece quando os alunos não estão sob a supervisão dos seus professores.

Faxineiro(a)

É o responsável por deixar a escola limpa. Vale lembrar, entretanto, que a higiene da escola também envolve questões éticas e de respeito, e precisa da colaboração de todo mundo que a frequenta. Muitas escolas desenvolvem projetos para dar visibilidade aos faxineiros e conscientizar os alunos sobre a responsabilidade de cada um na manutenção da limpeza dos espaços que ocupam.

Merendeiro(a)

Os merendeiros cuidam da cozinha da escola, higienizando e preparando os alimentos que serão servidos. Eles são orientados por nutricionistas para preparar a comida da forma mais saudável possível, além de cuidar das porções e quantidades adequadas ao equilíbrio nutricional das crianças.

Coordenador(a) pedagógico

A principal função do coordenador pedagógico é ajudar os professores a criar situações didáticas para facilitar a aprendizagem dos estudantes. Para isso, ele precisa construir um projeto chamado de PPP (Projeto Político Pedagógico), que deve ser pensado em parceria com toda a equipe da escola, com as famílias e os estudantes. No PPP, entre outras coisas, é preciso escrever os princípios, objetivos e metas da escola.

Secretário(a)

A principal finalidade da escola é a aprendizagem de cada estudante. Só que, para que isso aconteça, é preciso cuidar de uma série de funções: a matrícula das crianças, o pagamento dos funcionários, o controle do estoque de merenda, a organização do transporte escolar, a expedição de históricos escolares etc. A responsabilidade por tudo isso acontecer de maneira eficiente é dos secretários e de seus assistentes.

Porteiro(a)

Na entrada da aula, o porteiro recebe os estudantes e garante que ninguém estranho entre na escola. Depois do horário da entrada e saída, ele também recebe as famílias que precisam ir à direção, à secretaria ou à coordenação. Em tempos de pandemia, o porteiro também confere a temperatura de todos que chegam.

Tesoureiro(a)

É quem calcula e organiza o dinheiro que entra e sai da escola, fazendo um trabalho chamado de contabilidade. Em escolas públicas, o dinheiro vem quase exclusivamente de verbas enviadas pelo governo, enquanto, nas escolas particulares, o dinheiro vem das mensalidades pagas pela família. O dinheiro é sempre utilizado na manutenção da escola, e ele deve cuidar de nunca deixar as contas no vermelho ​—ou seja, a escola não pode gastar mais do que tem. Vanessa Machado conta uma curiosidade: nas escolas públicas, o tesoureiro não precisa ser um funcionário da unidade porque seu trabalho é ligado à Associação de Pais e Mestres, que é gerida por toda a comunidade.

Diretor(a)

Em resumo, o diretor é quem responde pela escola. Esse profissional precisa garantir que as leis sejam cumpridas, assim como os direitos das crianças e adolescentes. Ele também gerencia os recursos financeiros (o uso do dinheiro), os recursos humanos (algo como “qual funcionário vai estar onde, em qual momento e fazendo o quê”), e os recursos materiais (papelaria, equipamentos etc). Seu foco é sempre a aprendizagem dos estudantes. Ele precisa conhecer bem o trabalho exercido pelos professores e os resultados alcançados pelas turmas.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas