Descrição de chapéu Todo mundo lê junto

Monstros da 'Vila Sésamo' conversam com a Folhinha sobre alimentação saudável

Grover, Elmo, Come-Come e amigos mostram que comer bem pode ser gostoso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sabe quando os adultos dizem que “prato saudável é prato colorido”? Surpreendentemente, essa ideia deles não tem nada a ver com balas vermelhas, azuis e amarelas dando belos tons ao prato de cada pessoa à mesa. Na verdade, o que a família e os médicos querem dizer com essa frase é que, quanto mais colorido um prato for, mais nutrientes ele vai conter.

Quem explica isso para a gente é o Grover, personagem (azul) da Vila Sésamo —ele costuma definir a si mesmo como “adorável, fofo e peludo”. Pois, além de todas estas qualidades, o Grover também entende tudo de alimentação saudável, e, por isso, veio com vários amigos seus bater um papo com a Folhinha.

Ênio e Beto falaram sobre a importância de beber água - Divulgação

Eles sabem que esse pode, às vezes, ser um assunto complicado. “Uma vez, eu mesmo fiz essa confusão e pintei os pratos, achando que era assim que eles ficavam coloridos e saudáveis”, lembra Grover. “Agora, eu já aprendi que o importante é que os alimentos naturais e coloridos fiquem sobre o prato!”.

Também participou da conversa o Elmo, o monstro vermelho muito amigo das crianças pequenininhas. Ele contou uma experiência pessoal sobre alimentos: um dia, descobriu que as verduras e legumes podem ter gostos diferentes dependendo do jeito que foram preparados —e isso mudou sua forma de olhar para as comidas.

“Elmo não gosta de cenoura ralada, mas gosta de comer em palitinho”, exemplifica Elmo, que tem um jeito divertido de falar de si mesmo na terceira pessoa.

“Elmo também não gostava de alface até descobrir que fica uma delícia quando é bem picadinho e temperado com azeite, limão, cebolinha e sal. Elmo fez uma cara de surpresa quando descobriu que um dos pães favoritos era feito de... abobrinha! A mamãe coloca bem misturado na massa e nem parece aquele legume esquisito. Fica uma delícia!”.

Elmo não gosta de cenoura ralada, mas adora quando elas vêm em palitinhos - Divulgação

Neste ponto da conversa, quando todo mundo começou a se empolgar lembrando coisas gostosas, Elmo decidiu que falaria mais baixo, senão o Come-Come ficaria com mais fome do que ele já estava no começo.

Aliás, quem conhece o Come-Come sabe que ele tem uma comida preferida. “A minha comida favorita é… BISCOITOOOO!!! Mim gostar de todos os tipos, não só o biscoito com gotas de chocolate. Pode ser de nata, de aveia, de frutas. Se for biscoito, pode ser até de alface”, revela Come-Come, que também tem um jeito diferente de falar.

“Os meus favoritos são os que mim fazer em casa, com as receitas que aprendi com minha família. Além de deliciosos, eles são muito crocantes”, diz. E é nessa hora que todos acham importante ensinar algumas coisas sobre comidas feitas em casa e comidas compradas prontas no mercado.

A comida favorita de Come-Come são os biscoitos, mas ele sabe que é preciso variar a alimentação - Divulgação

A Lola, monstra (rosa) com uma franja (laranja) muito charmosa, pede a palavra. “Lola aprendeu que as comidas que vêm em embalagens costumam ser as comidas processadas. Isso significa que elas vieram de uma fábrica que preparou esse alimento e, lá, eles colocam a embalagem para que a comida não estrague”, explica.

“Mas, um dia, a Lola percebeu que algumas comidas já vêm com uma embalagem da natureza, como as cascas das frutas e dos cereais. A embalagem da natureza que a Lola acha mais incrível é a casca de banana. Lola ama puxar cada pedacinho!”, completa Lola, falando sobre ela mesma.

Abby Cadabby, a fadinha em treinamento que tem o poder de flutuar quando está feliz, completa dizendo que os alimentos que vêm direto da natureza são mais saudáveis porque conseguem guardar todos os nutrientes originais, enquanto os da fábrica acabam perdendo-os em alguma parte do processo.

Por falar em bananas, Grover conta que esta é a fruta que ele mais gosta porque dá energia para brincar. Ele avisa, inclusive, que sabe fazer uma vitamina de bananas deliciosa.

“Gosto de todos os tipos de banana. Tem a nanica, a prata, banana da terra, ouro e também a banana maçã. Espera aí! Como uma banana também pode ser uma maçã? Seria ela uma maçã que virou banana ou uma banana disfarçada de maçã? Que esquisito isso! Oh, perdão. Qual era a pergunta mesmo?”, se embanana Grover.

Grover falou de bananas e de água - Divulgação

O pessoal da Vila Sésamo também é craque em hidratação, que é outra necessidade do corpo além dos alimentos saudáveis. A quantidade diária de água que cada pessoa precisa beber depende principalmente da sua idade e peso, mas é fato que, sem água, não tem como viver.

Pergunto se tudo bem trocar a água por outro tipo de bebida, e Beto e Ênio correm para responder. “Nananinanão. Nenhuma bebida hidrata tanto o nosso corpo quanto a água”, ensina Beto.

“Nem o suco? O leite? Um refresco? Um chá? Uma vitamina?”, questiona Ênio, ao que o amigo explica que não. “O ideal é tomar bastante água ao longo do dia e aumentar a quantidade em dias quentes ou quando praticar uma atividade física”, diz Beto.

Abby Cadabby compartilha uma ideia mágica que aprendeu na escola de fadas: separar um copo de plástico ou qualquer outro recipiente transparente e ir colocando bolinhas de papel coloridas dentro dele para cada copo de água tomado.

Ou, ainda, fazer como Elmo fez. “Ele prendeu um cartaz na parede do quarto e desenha uma gotinha sempre que toma um copo d’água. No final do dia é só contar as gotinhas pra saber se bebeu a quantidade que precisa”, aponta Abby.

Para descobrir se a água é potável —ou seja, própria para beber—, Grover dá algumas dicas. “Primeiro você precisa analisar a água e descobrir se ela foi tratada. Ela não deve ter cheiro, gosto, cor. Além de tudo isso, para ser uma água boa para beber, ela precisa estar purificada”, diz.

“E, não se esqueça do detalhe mais importante de todos, o detalhe primordial, o detalhe mais detalhado do mundo. Ela precisa ser… molhada! Eu não disse que era importante?”. Verdade, Grover.

Lola conta que, na sua casa, a família usa um filtro de barro para purificar a água que sai da torneira. E que, quem não tem filtro, pode pedir ajuda para um adulto ferver a água. “Depois deixe esfriar bem guardadinho em um recipiente com tampa”, completa.

Mim não saber o motivo, mas essa conversa deu fome”, interrompe Come-Come. Ele e os amigos avisam que, quem quiser saber mais sobre estes temas e outros relacionados à saúde, é só acessar o site da Vila Sésamo, onde eles acabam de lançar o projeto “Vamos Brincar: Audioteatro para Uma Vida Saudável” (www.sesamo.com/pt-br/vamosbrincar-audioteatro.html), com oito programas com histórias divertidas e musicadas, além de oito roteiros com dicas para o dia a dia.

ROOOOOONC! A barriga de Come-Come começa a roncar. “Carambolas! Você tem um biscoito aí? Mim esquecer que entrevistas davam fome”. É hora de dizer tchau e agradecer pela conversa deliciosa, e correr para pegar algo gostoso —e saudável— na cozinha.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo e indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.