Descrição de chapéu Deixa que eu leio sozinho

Folhinha visita cinco crianças para saber como elas brincam

Em comemoração ao Dia das Crianças, elas mostram seus brinquedos e suas casas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não importa onde morem, quantos anos tenham ou em que família nasceram, todas as crianças gostam de brincar. Conheça as brincadeiras favoritas de cada uma das cinco crianças que a Folhinha visitou.

Takua, 3 anos

Takua Mirim Yvoty, 3 anos, da aldeia Tekoa Yvy Porã, no Jaraguá (zona norte de SP), tem uma vida diferente da maioria das crianças da cidade. Não existe Dia das Crianças na cultura indígena, mas isso não é um problema. Takua até gosta dos brinquedos "convencionais", mas eles não são sua preferência. A pequena indígena gosta mesmo é de brincar com os cachorros, as galinhas e as plantas da aldeia. "Eu gosto de brincar lá fora com a natureza", diz.

.
Takua Mirim Yvoty, 3 anos, da aldeia Tekoa Yvy Porã, no Jaraguá (zona norte de SP) - Gabriel Cabral/Folhapress

Maria Julia, 2 anos e 7 meses

Maria Julia Carneiro de Carvalho, de Guarulhos (Grande SP), é muito sapeca, mas muito mesmo. Maju Trufinha, como é chamada, pergunta todos os dias se o Dia das Crianças já chegou. Maju está na fase das bonecas, que se tornam personagens das histórias que ela ouve e aprende a contar. "A Babel [uma boneca] é minha preferida, porque ela é muito fofinha. E vai comigo para todo lugar. Ela é minha amiga", conta.

.
Maju Trufinha, 2 anos e 7 meses, em sua casa - Gabriel Cabral/Folhapress

Cecília, 4 anos

Cecília Larcher Marchi Chenque, da Aclimação (centro SP), adora se fantasiar e dar vida às suas bonecas por meio de roteiros fantásticos que ela mesma cria. Imaginativa, não abre mão de um livro antes de dormir, que depois usa como inspiração para viver suas aventuras entre unicórnios e princesas. Mas o amor dela tem sido sua gatinha de brinquedo, que lembra a gata de verdade do tio. Inclusive, a companheira ganhou o mesmo nome, Madonna. "Ela é fofa e é igualzinha à gatinha do titio", compara.

.
Cecília Larcher Marchi Chenque, 4 anos, e sua gatinha de brinquedo - Gabriel Cabral/Folhapress

Arthur, 3 anos

Arthur de Proença Miranda, de Guarulhos (Grande SP), é novato. É a primeira vez que ele entende o que é o Dia das Crianças e, por isso, está muito animado e ansioso à espera do seu presente. Arthur é apaixonado por tudo que tenha dinossauros, quebra-cabeças, bonecos, jogos e tudo mais que esteja relacionado a esses gigantes. Ao ser questionado sobre o motivo da preferência, Arthur é categórico. "Porque sim. Gosto de dinossauros porque eles são grandes e fortes", resume.

.
Arthur de Proença Miranda, 3 anos, que gosta de dinossauros - Gabriel Cabral/Folhapress

Isadora, 10 anos

Isadora Christina de Souza, da Vila Antonieta (zona leste de SP), sabe que está crescendo. Mas nem por isso ela deixa de aproveitar. As bonecas deram lugar à maquiagem, aos patins, aos jogos com a família e aos seus passarinhos, Zeca e Nino. Agora, Isa pede dinheiro de presente para comprar coisas mais caras. "Sempre vi o Dia das Crianças como um momento que todo mundo diz que gosta de mim", define.

.
Isadora Christina de Souza, 10 anos, sente que seus gostos mudaram ao longo dos anos - Gabriel Cabral/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.