Siga a folha

Capivara de montar vem com dois filhotinhos e promove conscientização ambiental

Arte foi criada pelo Grupo BioTrabalho, que trabalha com ações de educação sobre a fauna brasileira

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Num momento em que uma capivara virou notícia nas redes e nos jornais, a Folhinha ajuda todo mundo a ter seu próprio animal em casa —e, o que é melhor, de maneira legal e segura. A capivara de montar abaixo, que vem com dois filhotinhos, foi criada pelo Grupo BioTrabalho (GBioTra) e cedida à Folhinha para publicação.

"A nossa capivarinha vem com a missão de trazer mais informações sobre esse animal, alertar sobre os limites e respeito que precisamos ter com ela e demais animais silvestres. Muitas pessoas têm a percepção de ela ser um animal 'fofo', porém desconhecem seus hábitos e acabam forçando uma aproximação com esses animais em vida livre, o que gera risco para ambos os lados", diz Louise Schiatti, bióloga e educadora ambiental, fundadora do GBioTra.

Capivara de montar criada pelo Grupo BioTrabalho (GBioTra) - Paulo Márcio Esper (GBioTra)

O Grupo BioTrabalho (GBioTra) obtém recursos com serviços de consultoria, assessoria e educação ambiental para dedicar produções gráficas e ações socioambientais sem fins lucrativos.

"Realizamos e participamos de ações de limpeza em praias, rios e manguezais, promovendo não só a sensibilização ambiental, como também minimizando o impacto dos resíduos no ambiente", enumera Louise.

"Fazemos exposição de resíduos inusitados encontrados em nossas ações e que mostram bem o impacto ambiental, além de atividades para colorir e montar com representantes da fauna."

"A capivara, cujo nome científico é Hydrochoerus hydrochaeris, é bastante encontrada em nossas áreas de atuação", ilustra a bióloga. A versão em papel do GBioTra foi desenhada pelo diretor de arte Paulo Márcio Esper.

"Montá-la cria uma afeição que favorece o entendimento da criança, do jovem e até mesmo do adulto sobre o animal."

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas