Siga a folha

Oscar de 2019 é o que mais valoriza as biografias

A partir dos indicados a melhor filme, conheça o que mudou nas categorias nestes 91 anos de premiação

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Cinco dos oito indicados ao Oscar de melhor filme em 2019 contam histórias de pessoas. Do cantor do Queen, Freddie Mercury, ao ex-vice-presidente americano Dick Cheney, passando pela rainha Ana.

É um recorde a participação de obras de biografias nessa categoria, aponta análise feita pela Folha a partir dos 4.800 mil filmes que já foram indicados na competição, que começou em 1921.

A edição atual também marca a maior presença de biografias entre os indicados considerando todas as categorias do prêmio (são 24 neste ano).

A análise dos dados aponta outras curiosidades. Algumas delas: a estrela em filme de biografia pode se considerar um dos grandes favoritos a ganhar o prêmio de melhor ator ou atriz e diretores mexicanos, representados neste ano por Alfonso Cuarón ("Roma"), vêm ganhando espaço na disputa pela melhor direção.

Conheça a seguir os detalhes dessas e de outras mudanças no Oscar, vistas a partir da história das obras indicadas a melhor filme.


Melhor ator/atriz

Os atores de “Bohemian Rhapsody” (Rami Malek) e “Green Book” (Viggo Mortensen) são apontados pela crítica como favoritos ao prêmio de melhor ator. O histórico está a favor deles. Estrelas de biografias têm tido bons resultados na competição, especialmente desde os anos 2000


Melhor diretor

“Roma”, do diretor mexicano Alfonso Cuarón, simboliza uma onda mexicana na categoria de melhor direção. Dos últimos dez prêmios concedidos, quatro foram dados a profissionais daquele país. Como estrangeiros, também venceram ingleses (2), taiwanês e francês.


Figurino

“A Favorita” foca a rainha inglesa Ana, do século 18. “Pantera Negra” é uma obra da Marvel. As obras concorrem como melhor figurino, numa disputa interessante: roupas de época x roupas contemporâneas/futuristas. O histórico aponta vantagem para as roupas de época



Canção original

“Nasce uma Estrela”, filme de música, foi indicado na categoria de melhor canção original. Entre os concorrentes estão musicais, como “O Retorno de Mary Poppins” (obras que combinam também dança). Historicamente, musicais têm levado vantagem nessa categoria


Roteiro adaptado

“Infiltrado na Klan” é inspirado no livro de mesmo nome. Essa característica da obra impulsiona o diretor Spike Lee como um dos favoritos para melhor diretor —diretores de filmes com roteiro adaptado têm tido bom desempenho na categoria de melhor direção

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas