Siga a folha

Descrição de chapéu Televisão

'Cem Anos de Solidão' vai virar série da Netflix

Plataforma de streaming adquiriu os diretos do romance seminal de Gabriel García Márquez

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Netflix anunciou nesta quarta (6) que adquiriu os direitos de "Cem Anos de Solidão", romance seminal do colombiano Gabriel García Márquez, e irá transformá-lo em série.

 

Rodrigo e Gonzalo García, filhos do escritor, serão produtores-executivos da série, que será falada em espanhol e será feita no país do autor. Ao jornal The New York Times, Rodrigo García disse que seu pai, morto há cinco anos, queria uma adaptação que mantivesse a língua original. ​

O anúncio foi feito nas redes sociais da Netflix latino-americana. "Esta marca a primeira e única vez em mais de 50 anos que a família permitiu que o projeto seja adaptado à tela", escreveu a empresa no post. A publicação vinha acompanhada de um vídeo que começa com borboletas voando num bosque tropical e um anúncio: "Bem-vindo a Macondo" —a aldeia imaginária onde se passa a trama.

Internautas exprimiram emoção com a notícia, mas também alguma preocupação de que a série não faça jus à obra de García Márquez.

Mas esta não é a primeira vez que se tenta adaptar o romance. Vice-presidente do conteúdo original da Netflix para a América Latina e a Espanha, Francisco Ramos afirmou ao jornal americano que a plataforma de streaming já havia tentado comprar os direitos do livro antes, mas houve resistência da família do Nobel de Literatura.

A empresa só conseguiu fechar contrato depois dos sucessos de dois produtos seus falados em espanhol: a série "Narcos" e o longa-metragem "Roma", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Segundo Rodrigo García disse ao New York Times, seu pai recebeu muitas propostas de adaptação audiovisual do livro, mas temia que a história não seria bem traduzida em filme. Porém, prosseguiu o filho, “nos últimos três ou quatro anos o nível, o prestígio e o êxito das séries e minisséries cresceram muitíssimo”.

Em entrevista ao jornal colombiano El Tiempo, ele acrescentou: “Fazer [a série] em espanhol e na Colômbia cumpre dois dos desejos mais importantes para a família. A Netflix tem tido tanto êxito e penetração com séries locais em idiomas locais, muito mais êxito que o mercado hispânico; todas essas circunstâncias se somaram para que a família começasse a pensar que era um momento especial [para aceitar a proposta].”

“Cem Anos de Solidão”, um dos marcos do realismo mágico, foi publicado em 1967 e é uma das mais aclamadas obras de García Márquez. 

Até hoje, já vendeu cerca de 50 milhões de cópias e foi traduzido para 46 idiomas. No romance, o escritor colombiano retrata a saga de sucessivas gerações da família Buendía na fictícia aldeia Macondo, um símbolo da truculência e os impasses da América Latina.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas