Após prêmios de 'Roma', Steven Spielberg quer barrar Netflix no Oscar

Cineasta americano acredita que longas de empresas de streaming devem concorrer ao Emmy

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O diretor americano Steven Spielberg na estreia de 'Jurassic World: Reino Ameaçado', em 2018
O diretor americano Steven Spielberg na estreia de 'Jurassic World: Reino Ameaçado', em 2018 - Robyn Beck/AFP
São Paulo

Após trajetória premiada que teve como desfecho a vitória em três categorias do 91º Academy Awards, no último domingo (24), o filme "Roma" continua gerando controvérsia em Hollywood.

Dono das estatuetas de melhor direção, filme estrangeiro e fotografia da temporada, o longa de Alfonso Cuarón está sob os holofotes desde seu lançamento pela plataforma de streaming Netflix. Agora, entrou na mira de uma das personalidades mais influentes da indústria cinematográfica americana.

De acordo com o portal especializado IndieWire, Steven Spielberg —que assim como Cuarón venceu o Oscar de direção duas vezes, por "A Lista de Schindler" (1993) e "O Resgate do Soldado Ryan" (1998)— quer que futuras produções cinematográficas de serviços de streaming não sejam elegíveis à premiação.

​Representante do ramo de diretores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Spielberg quer apoiar medidas que mudem as regras para as nomeações ao Oscar e pretende levar suas opiniões para a próxima reunião de dirigentes da Academia, em abril.

"Steven tem fortes opiniões sobre as diferenças entre lançamentos para o streaming e para os cinemas", disse um porta-voz da Amblin Entertainment, produtora do cineasta. "Ele ficará feliz se outros o apoiarem nesta campanha quando a hora chegar."

Não é a primeira vez que o diretor de 72 anos se posiciona contra serviços como a Netflix. Ele já havia dito que filmes lançados por empresas de streaming deveriam concorrer ao Emmy, não ao Oscar. A premiação televisiva, inclusive, tem categorias voltadas a filmes feitos para a TV.

Entre os argumentos de Spielberg está o fato de a Neftlix se recusar a divulgar dados sobre audiência e bilheteria. O lançamento de filmes de forma limitada nos cinemas, apenas para torná-los elegíveis a premiações, a janela entre a exibição nos cinemas e no streaming e a milionária campanha de publicidade para "Roma" também são pontos destacados.

Em 2019, a Neftlix lançará outro forte concorrente para a próxima temporada de premiações. Dirigido por Martin Scorsese, o longa "O Irlandês" tem Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci e Harvey Keitel no elenco e é aguardado com expectativa por fãs de cinema.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.