Siga a folha

Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, conclui obras de restauração

Sobrado onde o artista nasceu usou verba do PAC; ainda não há previsão para reabertura

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Quadro 'Vista parcial da cidade de Nossa Senhora do Desterro - Antiga Florianópolis' está exposto no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis - Divulgação/Museu Victor Meirelles

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Fechado há três anos para obras de restauração, o museu Victor Meirelles, em Florianópolis, teve suas obras concluídas, mas ainda não há prazo para reabertura.

O museu fica na casa onde o artista que dá nome ao espaço nasceu, um sobrado no centro da cidade construído em 1832. A casa traz características da arquitetura luso-brasileira e é tombada como patrimônio cultural.

Agora, os dois prédios compõem uma só unidade museológica, com mais espaço destinado a exposições e uma nova iluminação, além de adequações de acessibilidade e segurança. Com a conclusão das obras, todo o acervo do museu começa a ser transferido de volta para o museu.

Além das obras do pintor, que inclui uma coleção de estudos de trajes italianos, o visitante também pode conferir um acervo de arte contemporânea com trabalhos de Leonilson e do arquiteto Roberto Burle Marx. 

A obra custou R$ 4,82 milhões em recursos do PAC Cidades Históricas, uma iniciativa do Ministério do Planejamento para atender às cidades que possuem bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Tela do pintor Victor Meirelles mostra a primeira missa realizada no Brasil pelo Frei Henrique Álvares - Ricardo Moraes/Folhapress

Pintor, desenhista e professor, Victor Meirelles de Lima (1832-1903), nasceu em Florianópolis. A sua principal obra, “Primeira Missa no Brasil”, contudo, pertence ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas