Siga a folha

Descrição de chapéu Filmes

Elton John critica cortes de cenas de sexo gay em filme na Rússia

'Rocketman' teve sequências censuradas no país, segundo crítico de cinema

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Los Angeles | Reuters

O cantor Elton John criticou na sexta-feira (31) a censura russa de cenas de sexo gay no novo filme musical baseado em sua biografia, “Rocketman”, chamando a decisão de “aversão cruel ao amor entre duas pessoas”.

Elton e os produtores de “Rocketman”, que mostra os aspectos positivos e negativos da ascensão à fama do músico britânico homossexual, publicaram uma nota após a imprensa russa reportar que as cenas que envolviam sexo homossexual e consumo de drogas teriam sido cortadas de uma exibição do filme naquele país.

“Rejeitamos da maneira mais enfática possível a decisão de ceder a leis locais e censurar ‘Rocketman’ para o mercado russo”, disseram John e os produtores do filme.

“Saber que o distribuidor local cortou algumas cenas, negando que o público veja o filme como ele foi elaborado, é uma reflexão triste do mundo dividido no qual ainda vivemos e sobre como ele pode tão cruelmente não aceitar uma cena de amor entre duas pessoas”, acrescentou a nota.

O jornal de língua inglesa Moscow Times citou na sexta-feira o crítico de cinema russo Yegor Moskvitin, que havia visto o filme na estreia mundial, no dia 16 de maio em Cannes, na França, dizendo que várias cenas, totalizando cerca de cinco minutos, haviam desaparecido da versão russa.

O filme, que ganhou críticas positivas e foi bem recebido, estreou mundialmente nesta semana.

Elton John, 72, um influente ativista pelos direitos dos homossexuais, já criticou anteriormente uma lei que proibia a divulgação de “propaganda gay” entre jovens russos.

Em 2015, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que estaria disposto a encontrar Elton John. Embora o cantor tenha feito um show em Moscou em maio de 2016, nenhum encontro com Putin ocorreu.

Saiba onde assistir ao filme "Rocketman" em São Paulo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas