Descrição de chapéu Filmes

Rússia censura cenas de sexo gay em filme sobre Elton John

Desde 2013, uma lei pune com multa ou prisão atos de 'propaganda homossexual'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | AFP

A distribuidora na Rússia do filme biográfico sobre o cantor e compositor britânico Elton John censurou cenas de amor homossexual e de consumo de drogas na versão exibida no país, segundo críticos que assistiram a uma sessão nesta sexta-feira (31) em Moscou.

A empresa Central Partenership confirmou à agência estatal Tass que o filme foi modificado para "respeitar a legislação russa".

Desde 2013, uma lei pune com multa ou prisão qualquer ato de "propaganda homossexual" ante menores. 

No entanto, não está claro se essas regras se aplicam ao filme, que será proibido para menores de 18 anos quando for lançado no país, na semana que vem.

"Todas as cenas de beijos, amor ou sexo oral entre homens foram cortadas", escreveu no Facebook o crítico de cinema russo Anton Doline, qualificando de flagrantes alguns dos cortes.

Apresentado no Festival de Cannes, "Rocketman" conta a ascensão de Elton John, um dos primeiros cantores abertamente gay, e sua luta contra os vícios —drogas, sexo e álcool.

Outro jornalista russo que assistiu à exibição afirmou que as cenas sobre drogas também haviam sido retiradas.

O ministro russo da Cultura, Vladimir Medinski, desmentiu que sua pasta tenha sido responsável por estes cortes, argumentando que "tudo é decidido pelo distribuidor", segundo a agência Ria Novosti.

Segundo o crítico Anton Doline, a mensagem que aparece no final do filme também foi modificada: enquanto o texto original indica que Elton John encontrou o amor e que cria duas crianças com uma pessoa do mesmo sexo, a versão russa diz apenas que ele criou uma associação de luta contra a aids.

Outros filmes com cenas de amor homossexual, entre eles "Bohemian Rapsody", sobre o vocalista do Queen, Freddie Mercury, já foram exibidos na Rússia sem cortes.

Elton John é popular na Rússia, onde se apresentou pela primeira vez em 1979, durante o período soviético.

No entanto, o cantor se mostrou crítico às leis russas, consideradas discriminatórias para os homossexuais. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.