Siga a folha

Descrição de chapéu Televisão Coronavírus

Netflix vai diminuir qualidade de transmissão na Europa durante pandemia

União Europeia fez pedido à plataforma para que redes de internet não fossem sobrecarregadas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em meio à pandemia de coronavírus que atualmente tem na Europa um de seus mais graves cenários, a União Europeia pediu à Netflix que ela ajude a garantir o acesso à internet da população do bloco.

Nesta quinta-feira (19), a revista americana Variety informou que a plataforma de streaming concordou em diminuir a qualidade de suas transmissões a fim de não sobrecarregar as redes de internet do continente.

“Devido aos desafios extraordinários criados pelo coronavírus, a Netflix decidiu começar a reduzir a taxa de bits em todas as nossas transmissões na Europa”, informou a empresa à publicação.

A taxa de bits é a quantidade de bits por segundo que pode ser transmitida por uma rede digital. A medida é válida pelos próximos 30 dias.

Logo da Netflix em frente a imagem sobre a Covid-19 - Dado Ruvic/Reuters

“Nós estimamos que isso vai reduzir o tráfego nas redes europeias em torno de 25% enquanto garantimos a boa qualidade do serviço prestado.”

Thierry Breton, comissário europeu para o mercado interno, havia informado na noite desta quarta (18), pelas redes sociais, que teve uma importante conversa com o diretor-executivo da plataforma de streaming.

“Para combater a ​Covid-19, nós ficamos em casa”, escreveu. “Trabalho remoto e streaming ajudam muito, mas as infraestruturas podem estar sob tensão.”

A preocupação é que, agora que muitas pessoas estão confinadas em suas casas em diversos países europeus, o acesso à internet sofra com a alta demanda.

Além do home office, preocupa as autoridades o fato de que, diante do fechamento de cinemas, teatros e lojas, as pessoas comecem a usar boa parte de seu tempo assistindo a conteúdos online.

“Para garantir o acesso à internet para todos, vamos mudar para a definição padrão quando o HD não for necessário”, disse o comissário em relação à qualidade de exibição dos filmes e séries da Netflix.

Ao fazer transmissões com qualidade mais baixa, o uso de internet é menor e, consequentemente, isso contribui para uma diminuição no uso de dados, sem sobrecarregar o sistema.

Por enquanto, no Brasil, medida semelhante foi adotada pela Globoplay e pela Looke.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas