Siga a folha

Bate-papo entre Gilberto Gil e BaianaSystem é destaque desta quinta de quarentena

Sugestões do dia também incluem filme de Antonioni que chega ao streaming e apresentação de Davi Moraes e Pedro Baby

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Com o avanço do coronavírus, as atividades culturais estão suspensas de modo geral. Neste cenário, artistas e produtores estão fazendo shows caseiros transmitidos nas redes sociais, estreias de cinema migraram para o streaming, canais de TV abriram seus sinais, museus promovem visitas virtuais e vídeos de espetáculos de dança e de teatro foram disponibilizados na internet.

Para melhorar sua quarentena, preparamos uma lista de conteúdos para serem consumidos em casa nesta quarta (29).

CINEMA

No último dia do projeto #StayHomeWatchTogether, iniciado há duas semanas e voltado para a divulgação de documentários, são discutidos os longas “Chega de Fiu Fiu” (2018), de Fernanda Frazão e Amanda Kamanchek, e “White Riot” (2019), de Rubika Shah. No site stayhomewatchtogether.com, há indicação de como assistir aos filmes e como acessar uma live para participar de perguntas e respostas relacionadas ao tema das obras. Enquanto “Chega de Fiu Fiu” aborda o tratamento conferido às mulheres no espaço público, “White Riot” fala de racismo e xenofobia no Reino Unido dos anos 1970.

Indicado à Palma de Ouro em 1975, o clássico "O Passageiro - Profissão: Repórter" de Michelangelo Antonioni passa a integrar o catálogo do Belas Artes à La Carte, serviço de streaming dedicado a filmes clássicos e cults. No longa, Jack Nicholson interpreta um jornalista enviado ao norte da África para fazer um documentário sobre guerrilhas. Desiludido, ele resolve assumir a identidade de um homem que encontra morto, mas descobre que este era um traficante de armas.

FILOSOFIA

A iniciativa #ConectaPlaneta convida o psicanalista Christian Dunker e o palhaço e educador Cláudio Thebas para a palestra virtual “O Poder da Escuta em Tempos de Isolamento”, às 18h. Os autores do livro “O Palhaço e o Psicanalista - Como Escutar os Outros Pode Transformar Vidas”, publicado pela editora Planeta, abordam as dificuldades da escuta no contexto de disputa de falas e discutem caminhos para tornar a experiência humana interessante em meio a desafios. Ao final do encontro, o livro estará à venda e a verba arrecadada será doada. Necessário fazer inscrição no site conectaplaneta.com.br.

LIVROS

A obra “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, tem leitura mediada pela educadora Eloá Silva, no canal das Fábricas de Cultura no YouTube, às 17h. O livro autobiográfico aborda a realidade das periferias paulistanas nos anos 1950 e 1960, em especial a da favela do Canindé, onde a autora viveu.

MÚSICA

Para celebrar o lançamento do disco “Gil Baiana ao Vivo em Salvador" gravado em novembro do ano passado, nas plataformas de streaming, Gilberto Gil, Roberto Barreto e Russo Passapusso participam de um bate-papo, às 18h. Transmitida no YouTube, a conversa terá legendas feitas pela STN Caption, voltada para pessoas com algum grau de deficiência auditiva, como parte da campanha #SurdosQueOuvem.

Gilberto Gil em show de Duda Beat no festival Sarará 2019, na esplanada do Mineirão 2019, em Belo Horizonte - Divulgação

Davi Moraes e Pedro Baby participam do último encontro da série Sesc ao Vivo no mês de abril, com show que reúne músicas autorais e composições que marcaram a trajetória do Novos Baianos. Davi e Pedro são filhos de membros do grupo, respectivamente, Moraes Moreira, e Pepeu Gomes e Baby do Brasil. Além de clássicos da banda, a dupla interpreta sucessos da carreira solo de Moreira, morto no último dia 13. A apresentação é transmitida nas redes sociais do Sesc São Paulo às 19h.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas