Siga a folha

Descrição de chapéu Livros Folhajus

Biógrafo de Philip Roth consegue nova editora após ser acusado de estupro

Blake Bailey teve publicação de livro cancelada após receber denúncias de assédio sexual

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A biografia de Philip Roth escrita por Blake Bailey será publicada pela editora americana Skyhorse Publishing e estará à venda a partir de 15 de junho. A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press, nesta segunda (17).

A publicação de "Philip Roth: The Biography" pela Skyhorse acontece após a editora americana WW Norton cancelar sua edição e venda do livro, no final de abril, em meio às recentes acusações de estupro e assédio contra Blake Bailey, autor da biografia.

A maior parte das acusações contra Bailey são de um grupo de seus ex-estudantes, que tiveram aulas com ele na década de 1990, numa escola de Nova Orleans.

O escritor Blake Bailey, que é amplamente conhecido por suas biografias literárias de Richard Yates, John Cheever, Charles Jackson e Philip Roth - New York Times

Segundo Eve Peyton, o escritor a estuprou quando ela era estudante da Universidade de Missouri, em junho de 2003 e disse ainda que a desejava desde quando ela tinha apenas 12 anos de idade.

"Bailey estará livre para buscar a publicação [de livros] em outra editora, se quiser”, disse a presidente da editora Norton, Julia Reidhead, ao jornal The New York Times, após anunciar o fim do contrato com o autor.

Billy Gibbens, advogado do escritor, afirmou em nota que Bailey discordou da decisão da Norton e negou todas as acusações. De acordo com o jornal The New York Times, ele enviou um email classificando as denúncias como “categoricamente falsas e difamatórias”.

No Brasil, a Companhia das Letras é quem tem os direitos de tradução da biografia de Philip Roth. Mas, em abril, após as acusações contra Bailey, suspendeu a tradução. A editora ainda não se posicionou sobre o anúncio da Skyhorse Publishing.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas