Siga a folha

Descrição de chapéu Artes Cênicas

Mika Lins abre 15ª edição de '7 Leituras' com peça online sobre horrores da depressão

Projeto cênico apresentado há mais de uma década no Sesc São Paulo tem sua segunda temporada virtual, no YouTube

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O novo ciclo de "7 Leituras”, projeto cênico que há mais de uma década é apresentado no Sesc São Paulo, chega à 15ª edição, nesta terça-feira (25), em formato online. O tema da temporada, intitulado “No Princípio Era o Verbo”, tem como fundamento retratar a resistência da humanidade em momentos de crise absoluta.

Elaborada em meio à pandemia do novo coronavírus, a edição é composta por apresentações gravadas e exibidas sem a presença de palcos e plateia, assim como ocorreu em “Diálogos no Isolamento", finalizado em fevereiro.

“No Princípio Era o Verbo” reúne uma série de vídeos dramáticos criados a partir de textos de clássicos da literatura portuguesa e brasileira—dos autores Frederico Barbosa, Flavio Goldman, Castro Alves, Claudio Daniel e Fernando Pessoa—, e da baiana Eugênia Thereza de Andrade, diretora do “7 Leituras”.

Andrade explica que “No Princípio Era o Verbo” tem como principal essência a potência linguística e, por isso, inclui leituras dramáticas de diferentes tipos de prosa e poesia.

Os episódios da série estreiam gratuitamente entre os dias 25 de maio e 30 de novembro —sempre na última terça de cada mês—, às 16h, no canal do YouTube do Sesc 24 de Maio. “Louco no Oco Sem Beiras”, dirigido pela paulistana Mika Lins, estrelado por Diego Machado e inspirado numa obra de Frederico Barbosa, é a obra que abre o ciclo.

“Escolher usar um longo poema para esse primeiro vídeo da série foi uma decisão bem ousada da Eugênia”, afirma Lins, que também é atriz e artista plástica e já dirigiu peças como "Tutankáton".

“Com esse espírito da experimentação e do uso do recurso audiovisual, eu e o editor de vídeo Sergio Glasberg procuramos agregar imagens pré-gravadas à atuação de Diego Machado recitando o poema. Então, produzimos um híbrido vídeo-poesia-teatro.”

“Louco no Oco Sem Beiras” retrata as angústias e os impactos da depressão, doença agravada pela pandemia da Covid-19.

Mika Lins, no edifício Copan, em São Paulo, em 23 de julho de 2019 - Eduardo Knapp/Folhapress

Na última edição de "7 Leituras", foram homenageados cientistas e intelectuais brasileiros do século 20 como César Lattes, Leite Lopes, Luiz Hildebrando, Mário Schenberg e Samuel Pessoa.

"Para mim, que não sei usar computador e só sei escrever à mão, foi bem difícil, mas, mesmo assim, consegui dirigir e estou muito feliz com o processo", disse Andrade, na época.

Além dos artistas de "7 Leituras", grande parte do setor teatral se viu obrigado a migrar as atividades para o universo digital em meio à pandemia. Desde então, é cada vez mais comum que atores e dramaturgos façam lives ou publiquem vídeos teatrais.

Projeto 7 Leituras – No princípio era o Verbo

Avaliação:
  • Quando: Episódios novos entre os dias 25 de maio e a 30 de novembro, às terças, às 16h
  • Onde: Youtube do Sesc 24 de Maio
  • Preço: Gratuito
  • Classificação: 16 anos

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas