Siga a folha

Descrição de chapéu
Cinema

Com Linn da Quebrada, 'Vale Night' abusa de drogas na periferia

Comédia nacional chega aos cinemas com elenco negro que contrasta diversão e dureza nos corredores da favela

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Vale Night

Avaliação: Ótimo
  • Quando: 2022
  • Onde: Brasil
  • Classificação: 16 anos
  • Elenco: Linn da Quebrada, Gabriela Dias, Pedro Ottoni
  • Direção: Luis Pinheiro

Um casal adolescente da periferia às voltas com os desafios impostos pela maturidade e a chegada do primeiro filho. É uma história mais do que comum na realidade brasileira, nem sempre com final feliz, mas, aqui, o tom escolhido pelo diretor Luis Pinheiro opta pela leveza e diversão.

Com roteiro do cartunista Caco Galhardo, deste jornal, e de Renata Martins, "Vale Night" é uma clássica comédia de erros, na qual tudo se passa durante uma noite —os mais velhos talvez se lembrem de filmes com histórias parecidas, como "Depois de Horas", de 1985, de Martin Scorsese (com quem Pinheiro trabalhou nas filmagens de "Vivendo no Limite", de 1999).

Em vez da madrugada nova-iorquina e seus seres pós-punk, em "Vale Night" temos um elenco jovem e negro se aventurando pelas quebradas de São Paulo e seus bailes funk. A história, aliás, é adaptada de um roteiro americano que se passava com personagens brancos no festival de rock Coachella.

Apesar do tom leve, o diretor ergue contrapontos interessantes em "Vale Night". A alegria dos habitantes da comunidade contrasta com a dureza dos corredores da favela. A diversão proporcionada por drogas usadas nos bailes funk bate de frente com um grupo de viciados em crack que mora em esgotos e mal consegue balbuciar duas palavras.

O elenco, praticamente virgem em longas-metragens, encanta. Pedro Ottoni despontou no YouTube e tem estrelado séries na TV, duas delas na Netflix. Ele faz o cabeleireiro Vinni, de 19 anos, um sujeito boa praça e viajandão, que corta o cabelo dos membros da comunidade em um salão improvisado ao ar livre. No mais, não quis mudar muita coisa em sua vida após o nascimento do filho.

Sua companheira é Daiana, de 17 anos, que, ao contrário do namorado, abdicou dos estudos e do grupo de dança para cuidar da criança. Ela é interpretada por Gabriela Dias, também estrela do YouTube e com participação na série da Globo "Cidade Proibida".

Na noite em que se passa o filme, ela decide pegar um "vale night", ou seja, tirar uma folga de seus afazeres domésticos e ir para o baile com suas amigas. Vinni, é claro, fica responsável por cuidar do bebê. Vinni, é claro, é irresponsável o suficiente para sair para se divertir com o pimpolho e perder o filho.

No périplo noturno para localizar a criança, Vinni vai contar com seus amigos DJ Pulga, papel de Linn da Quebrada, atriz e cantora que é participante do Big Brother Brasil, e Linguinha, vivido por Yuri Marçal, outro comediante revelado no YouTube.

Quem serve de contraponto ao grupo é o irmão mais velho de Daiana, Handerson, interpretado pelo já conhecido, mas aqui em um raro tom cômico, Jonathan Haagensen, de "Cidade de Deus", de 2002. Maíra Azevedo e Neusa Borges fazem parte do elenco, entre outros.

A despretensão de "Vale Night", aliada aos bons elenco, direção e roteiro, é uma lufada de ar fresco neste verão e faz valer a noite no cinema.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas