Siga a folha

Descrição de chapéu Livros

Mario Vargas Llosa diz preferir Bolsonaro a Lula mesmo 'com palhaçadas'

Em palestra no Uruguai, Nobel de literatura afirmou que o presidente não o entusiasma, mas que petista foi preso

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O escritor peruano Mario Vargas Llosa afirmou ser mais favorável a uma vitória de Jair Bolsonaro do que de Lula nas eleições brasileiras de outubro.

"As palhaçadas de Bolsonaro são muito difíceis de admitir para um liberal. Agora, entre Bolsonaro e Lula, eu prefiro Bolsonaro. Com as palhaçadas de Bolsonaro, não é Lula", disse o Nobel de literatura segundo o jornal El Comercio, do Peru.

O escritor peruano Mario Vargas Llosa - Pierre-Philippe Marcou - 8.out.2019/AFP

A declaração foi dada numa palestra sobre a conjuntura latino-americana em Montevidéu, em um think tank liberal chamado Centro de Estudios para el Desarrollo.

O autor de "A Cidade e os Cachorros" e "Tia Julia e o Escrevinhador" é notório por seus posicionamentos à direita, tendo se candidatado à Presidência de seu país numa coalizão liberal em 1990 e perdendo para o depois ditador Alberto Fujimori.

Nas últimas eleições peruanas, por exemplo, ele se posicionou em defesa da candidatura de Keiko Fujimori, filha de seu ex-rival, contra o esquerdista Pedro Castillo, que acabou vencendo.

Ainda segundo El Comercio, Vargas Llosa disse que Bolsonaro não o entusiasma e que enfrentou a crise sanitária da Covid com "absoluta irresponsabilidade". O próprio escritor de 86 anos foi internado com a doença há algumas semanas.

Mas ele sublinhou em contrapartida que o ex-presidente petista foi preso e condenado "por ser ladrão" e que hoje "há uma espécie de enamoramento por Lula, sobretudo na Europa".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas