Siga a folha

Descrição de chapéu Televisão Maratona

Streaming: Veja clássicos de Hollywood na HBO Max, como 'Uma Noite na Ópera'

Leia edição da newsletter Maratonar

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar no meio de tantas opções de séries e filmes no streaming. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

As diversas opções de canais de streaming ainda não substituem a boa e velha videolocadora, mas estão cada vez mais perto.

Se ainda continua difícil achar cults do cinema europeu ou asiático em canais oficiais (o melhor aqui é o Belas Artes à la Carte), os clássicos "made in Hollywood" estão cada vez mais presentes.

A HBO Max, que acaba de completar um ano de atividade no Brasil, tem em seu portfólio uma boa coleção de clássicos do cinema americano. Deixando os óbvios e ótimos "Casablanca", "Cidadão Kane", "2001" de lado, confira outros clássicos mais escondidinhos disponíveis no streaming.

Uma Aventura na Martinica

Durante a Segunda Guerra, dono de um barco no Caribe que precisa de dinheiro aceita, mesmo contrariado, transportar um colaborador da resistência francesa e embarca em uma aventura ao lado de um clube que ele frequenta. Com direção de Howard Hawks e história de Ernest Hemingway, o filme marcou a estreia de Lauren Bacall nos cinemas e seu primeiro encontro nas telas com o futuro marido Humphrey Bogart, em 1944.

Disponível na HBO Max (100 min.)

Ao Compasso do Amor

O filme de 1941 é o primeiro musical a reunir a famosa dupla Fred Astaire e Rita Hayworth, famosa protagonista de "Gilda". Na trama, para despistar a desconfiada mulher, um mulherengo dono de teatro obriga seu coreógrafo (Astaire) a se aproximar de uma das dançarinas (Hayworth), para quem ele tinha comprado um presente. No meio da confusão, o coreógrafo é convocado para a Segunda Guerra. De bônus, o longa em preto e branco traz músicas de Cole Porter.

Disponível na HBO Max (88 min.)

O Diabo Feito Mulher

Marlene Dietrich comanda Chuck-a-Luck, um rancho que serve de abrigo para foras da lei atrás de um esconderijo, desde que paguem 10% do valor de seus golpes. A trama começa quando um rancheiro (Arthur Kennedy) que perdeu a noiva em um assalto faz uma longa jornada até o local em busca de vingança. Reza a lenda que o diretor Fritz Lang e Dietrich terminaram as filmagens sem se falar neste faroeste de 1952, tudo porque ele ignorou as dicas da atriz sobre como deveria ser a iluminação para favorecê-la.

Disponível na HBO Max (89 min.)

Fuga do Passado

Neste filme noir, o dono de um posto de gasolina (Robert Mitchum) leva uma vida tranquila até ser encontrado por alguém do seu passado. Assim vem à tona a história de quando ele era um detetive e foi contratado por um gângster (Kirk Douglas) para encontrar a namorada dele (Jane Greer). No entanto, ele se apaixona por ela e o caso deixa sequelas. Agora, o trio volta a se reencontrar quando o gângster pede um novo serviço. O longa de 1947 inspirou uma refilmagem bem diferente em 1984, "Paixões Violentas", com Jeff Bridges, James Woods, Rachel Ward e Greer, de volta, em uma pontinha.

Disponível na HBO Max (96 min.)

O Homem que Não Vendeu Sua Alma

O homem que não corrompeu sua alma, no caso, era sir Thomas More (Paul Scofield), católico com alto posto na corte de Henrique 8º (Robert Shaw) e que preferiu renunciar ao seu título quando o rei resolveu romper com a Igreja Católica para se casar com Ana Bolena (Vanessa Redgrave). O filme de Fred Zinnemann venceu seis troféus no Oscar em 1967, incluindo o de melhor filme —e Redgrave abriu mão do cachê pela pequena participação como Ana Bolena.

Disponível na HBO Max (120 min.)

Legião Invencível

Em 1876, prestes a se aposentar, um capitão da cavalaria tenta acalmar a relação com chefes de diferentes tribos que ameaçam fazer um ataque. Ao mesmo tempo, ele precisa passar pelo território escoltando duas mulheres, o que atrapalha sua missão. O filme de 1949 é o segundo da "trilogia da cavalaria" de John Ford e foi premiado com o Oscar de fotografia. Aos 41 anos, John Wayne foi maquiado para parecer mais velho no papel do capitão sexagenário.

Disponível na HBO Max (103 min.)

Levada da Breca

Paleontólogo com casamento marcado vai jogar uma partida de golfe com o objetivo de conseguir uma doação milionária para o museu em que trabalha. No entanto, ele conhece uma jovem rica e mimada que decide se casar com ele. Sucesso de 1938 de Howard Hawks com Cary Grant e Katharine Hepburn, em sua primeira comédia. Christopher Reeve disse que usou o personagem de Grant para criar o seu Clark Kent em "Superman".

Disponível na HBO Max (102 min.)

Uma Noite na Ópera

Um agente se une a dois amigos atabalhoados para ajudar um cantor de ópera a conquistar uma cantora, e assim conseguir também um espetáculo de sucesso. Em meio a algumas trapalhadas (típicas dos irmãos Marx), eles tentam eliminar a concorrência. Primeiro filme com os famosos comediantes para a MGM, foi lançado em 1935 e está listado em 12º pelo American Film Institute no top cem das melhores comédias de todos os tempos.

Disponível na HBO Max (91 min.)

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?

Neste suspense psicológico, Jane (Bette Davis) é uma mulher envelhecida, frustrada e saudosa dos tempos em que foi uma artista infantil de sucesso, quando era conhecida como Baby Jane. Ela vive em uma casa com a irmã (Joan Crawford), que ficou paraplégica após um acidente. Disposta a retomar a carreira, Jane passa por cima de qualquer um que entre em seu caminho. O longa, de 1962, seria colorido, mas foi filmado em preto e branco a pedido de Davis, que achava a história muito triste.

Disponível na HBO Max (134 min.)

A Tortura do Silêncio

Em Québec, no Canadá, homem católico comete um assassinato e confessa o crime para o padre local. Ao investigar o caso, um inspetor da polícia desconfia da participação do padre, que não pode revelar a verdade para não quebrar o sigilo do confessionário. Alfred Hitchcock ofereceu o papel do padre a Cary Grant, mas o personagem acabou com Montgomery Clift, que teve episódios de alcoolismo durante as filmagens. O filme estreou em 1953.

Disponível na HBO Max (95 min.)


O que tem de novo

Casa Gucci

O filme acompanha o romance com final trágico entre a ambiciosa Patrizia Reggiani (Lady Gaga) e Maurizio Gucci (Adam Driver). Como elementos de fundo, o império da marca Gucci e os excêntricos membros da família que fundaram a grife. O filme de Ridley Scott, lançado em 2021, já estava disponível para locação, mas entrou agora no catálogo do Prime Video.

Disponível no Prime Video (157 min.)

Lady Gucci: A História de Patrizia Reggiani

Interpretada na ficção por Lady Gaga, Patrizia Reggiani dá sua versão para os acontecimentos que cercaram sua relação com Maurizio Gucci neste documentário também de 2021. Há ainda outro documentário que está em produção com a versão da família Gucci, que não gostou da forma como foi retratada no filme de Ridley Scott.

Disponível no Discovery+ (75 min.)

Emma.

Disponível para aluguel ou compra em alguns streamings, "Emma." chega agora ao catálogo do Star+. Adaptação mais recente da obra de Jane Austen, o filme retrata uma jovem rica, inteligente e que adora arranjar casamentos entre conhecidos, sem perceber os problemas que pode causar. Com Anya Taylor-Joy no papel principal.

Disponível no Star+ (125 min.)

Ligações Perigosas

Cada geração tem "As Ligações Perigosas" que merece? Bem, a história de Choderlos de Laclos ganha mais uma versão, desta vez francesa e para lá de moderninha, feita para agradar o público jovem. A trama se passa na litorânea Biarritz e a aristocracia foi trocada por adolescentes com mais seguidores do que posses. Na trama, uma jovem inocente se apaixona por um rebelde surfista sem saber que ele fez uma aposta com a pessoa mais popular da escola para conquistá-la. A youtuber Paola Locatelli foi escolhida como protagonista.

Disponível na Netflix (109 min.)

Ligações Perigosas (1988)

A melhor versão para o livro homônimo continua sendo a de Stephen Frears, com Glenn Close como a manipuladora marquesa de Merteuil. Depois de ser rejeitada por um homem na corte francesa, ela faz uma aposta com o ex-amante visconde de Valmont (John Malkovich) para que ele conquiste uma jovem prestes a se casar com o homem que a rejeitou. Ao mesmo tempo, o visconde tenta seduzir a devotada e casada madame de Tourvel (Michelle Pfeiffer). Participação ainda dos jovenzinhos Uma Thurman e Keanu Reeves.

Disponível na HBO Max (119 min.)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas