Siga a folha

Descrição de chapéu Filmes

Filme de música amazônica com Dona Onete e Manoel Cordeiro vence In-Edit

Longa de Jorane Castro será exibido em edição da mostra em Barcelona; "Peixe Abissal" levou a menção especial do júri

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O filme "Terruá Pará", de Jorane Castro, sobre a diversidade da música amazônica, venceu o festival In-Edit Brasil 2023. Com isso, o longa será projetado na edição da mostra em Barcelona, com a presença da diretora. Seu trabalho destaca artistas como Dona Onete, Manoel Cordeiro, Pio Lobato e outros.

"Peixe Abissal", de Rafael Saar —que mostra o submundo gay e pornográfico para compor um perfil do compositor Luís Capucho—, ficou com a menção especial do júri.

Dona Onete em cena do filme 'Terruá Pará' - Divulgação

Integraram o time o diretor Affonso Uchôa, a jornalista Elisabete Pacheco, a coordenadora da programação de cinema do Cinesesc, Graziela Marcheti, a diretora e produtora de cinema e de filmes publicitários Joyce Prado, e o jornalista, músico e poeta Rodrigo Carneiro.

Segundo avaliação do júri, "Terrua Pará" foi escolhido por "mostrar a cara menos conhecida, porém mais emblemática, do Brasil, utilizando uma linguagem cinematográfica de grande beleza". "A união entre o entorno natural e as diferentes manifestações musicais apontam o Pará como o futuro da música brasileira."

O festival apresenta ainda suas últimas sessões entre 26 e 28 de junho. São nove títulos, incluindo os vencedores —"La Danza de los Mirlos", de Álvaro Luque, "Can and Me", de Michael P. Aust, "Personality Crisis: One Night Only", de Martin Scorsese e David Tedeschi, "Lupicínio Rodrigues - Confissões de um Sofredor", de Alfredo Manevy, "Carmine Street Guitars", de Ron Mann, "Terruá Pará", "Peixe Abissal" e "Villa-Lobos em Paris", de Alexandre Guerra e Marcelo Machado.

"Chic Show", documentário de Emílio Domingos e Felipe Giuntini, sobre um dos mais importantes bailes da cidade de São Paulo, terá uma sessão gratuita no cinema na região central de São Paulo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas