Siga a folha

Descrição de chapéu Livros Prêmio Nobel

Escritora Annie Ernaux adere a boicote à cultura alemã em apoio à Palestina

Francesa vencedora do Nobel dá suporte agora à iniciativa Strike Germany, que boicota instituições financiadas pela Alemanha

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A escritora Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura, aderiu à iniciativa Strike Germany, que promove boicote a instituições culturais financiadas pela Alemanha em solidariedade à Palestina. O movimento, que critica o suporte irrestrito do país alemão a Israel, é apoiado por mais de 500 artistas.

Ernaux é uma das artistas de maior peso a assinar a Strike Germany. A francesa apoia também o movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções, que incentiva o boicote total a Israel, e que a parabenizou quando ela venceu o Nobel em 2022.

A escritora Annie Ernaux - Alain Jocard/AFP

Não é a primeira vez que Ernaux se manifesta sobre a política internacional. No ano passado, ela teve o visto negado para entrar na Argélia e não pôde participar de um evento literário no país.

À época, analistas consideraram que a decisão teve relação com um artigo que Ernaux assinou no qual ela e outras personalidades pediam a libertação do jornalista argelino Ihsane El Kadi e denunciavam a perseguição da qual ele é vítima no país.

Autora de obras como "O Lugar", "Os Anos" e "O Acontecimento", Ernaux escreve num limiar entre a ficção e o relato documental. Seus livros contam histórias autobiográficas ao mesmo tempo em que refletem sobre o contexto social em que foram vividas.

Ernaux era filha de um comerciante pobre na região rural da França e saiu de casa para estudar letras e se formar professora na Universidade de Rouen.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas