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Como Hialmar d'Haese, morto em janeiro, criou a formiguinha Smilinguido

Personagem evangelizador se tornou uma marca presente no cinema e no YouTube, gerando R$ 10 milhões a cada ano

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São Paulo

Morto em janeiro, aos 69 anos, em decorrência de causas não informadas, Hialmar d'Haese soube usar a arte para catequizar pequenos cristãos. Em parceria com sua mulher, a artista plástica Márcia Macedo d'Haese, ele criou o personagem infantil Smilinguido, uma formiguinha presente inicialmente em tirinhas e livros e que, depois, virou estrela de filme e até de um jogo de videogame.

Hialmar d'Haese, um dos criadores do personagem Smilinguido - Reprodução

A ideia surgiu durante o namoro do casal, ainda nos anos 1980. Morando em São Paulo, Márcia d'Haese desenhava caretinhas nas cartas que enviava a Hialmar d'Haese, que naquela época vivia em Curitiba. Ele pensou, então, que os desenhos deveriam servir para algum propósito religioso. Afinal, os dois haviam se conhecido na Aliança Bíblica Universitária, a ABU.

Enquanto ela desenhava, ele, que largou um emprego na Volvo, se concentrava no conceito e na gestão do projeto, que passou a ser editado em gibis pela Luz e Vida, alcançando milhares de brasileiros. Apesar da simplicidade do traço, Hialmar d'Haese pensou num discurso arrojado para a formiguinha.

Segundo o site oficial da marca, Smilinguido "foi criado para transmitir a experiência de vida com Jesus através de desenhos e histórias, não como imposição, mas como convite de qualquer pessoa que deseja se aproximar de Deus".

A proposta de Hialmar d'Haese tem inspiração numa passagem bíblica. A formiguinha representa a fragilidade humana diante de Deus e que, sem esse Deus, o ser humano nada poderia fazer.

O desenho virou um negócio. Anualmente, a marca de Smilinguido rende R$ 10 milhões para a editora. Com o avanço da tecnologia, a formiguinha virou um filme, "Smilinguido - Moda Amarela", que ganhou, em 2015, o prêmio de melhor animação no Festival Nacional de Cinema Cristão.

Nos anos 1990, o sucesso ultrapassou as fronteiras do país. A partir da participação da editora em feiras literárias internacionais, a empresa começou a exportar seus produtos em português, espanhol e inglês para mais de dez países. Entre eles, Argentina, Japão, México, Portugal, Nova Zelândia, Angola e Estados Unidos.

Para o bom funcionamento do negócio, seus criadores impuseram um pré-requisito —só podem trabalhar no projeto pessoas evangélicas. Agora, as crianças podem também acompanhar as aventuras da formiguinha em diversas plataformas.

No site, podem comprar jogos do personagem e, no YouTube, voltam a se deparar com um universo do Smilinguido, bem ao modo das franquias do cinema americano. É a chamada Turma do Smiliguido, que tem os personagens Faniquita, uma formiga escandalosa e impaciente, ou Forfo, que é bonachão e ingênuo.

Com o passar do tempo, o casal Hialmar d'Haese e Márcia d'Haese criaram outros personagens, como Mig e Meg, para o público pré-adolescente. Hialmar d'Haese foi enterrado em Toledo, no interior paranaense, na última quarta-feira.

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