Siga a folha

Com foco na crise climática, Bienal de Arquitetura de Veneza anuncia tema e datas

Com o título 'Intelligens. Natural. Artificial. Collective', exposição pensará soluções na construção para as urgências ambientais

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O título da Bienal de Arquitetura de Veneza será "Intelligens. Natural. Artificial. Collective", ou inteligência, natural, artificial, coletiva, em português, anunciaram o presidente da instituição, Pietrangelo Buttafuoco, e o curador da próxima edição da mostra, Carlo Ratti.

Instalação "KwaeE", de Adjaye Associated na 18ª Bienal de Arquitetura, com o tema 'Laboratório do Futuro', em 2023 - Vincenzo Pinto/AFP

Ratti detalhou o tema escolhido para a Bienal de Arquitetura, que leva no nome a palavra "intelligens" em latim. "A sílaba final, 'gens', significa no latim 'pessoas'. Uma nova narrativa ficcional surge para sugerir um futuro de inteligência que seja inclusivo, múltiplo e imaginativo para além do foco limitante na inteligência artificial de hoje", disse.

"A exposição será sobre construir um ambiente", acrescentou o curador. Ele lembrou que o setor da construção é um dos maiores responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera e que, com a aceleração da crise climática, soluções precisam ser postas em debate pela arquitetura com urgência.

"A exposição buscará um caminho a seguir, que proponha soluções inteligentes para problemas urgentes", concluiu. A 19ª edição da exposição acontecerá entre os dias 10 de maio e 23 de novembro do ano que vem.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas