Siga a folha

Folha Top of Mind chega à 29ª edição com número recorde de categorias

Datafolha percorreu o Brasil para saber quais são as marcas mais lembradas em 64 segmentos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Folha Top of Mind chega à 29ª edição com um número recorde: 64 categorias de produtos e serviços foram pesquisadas pelo Datafolha em todo o país. Os vencedores serão conhecidos na próxima terça (29), em um evento para convidados na zona sul de São Paulo.

A edição da revista com as marcas mais lembradas do Brasil circula na quarta-feira (30), gratuitamente, junto com a Folha. Para chegar à lista de campeãs, foi necessária uma operação que demorou ao menos seis meses.

Festa de premiação Folha Top Of Mind 2018, realizada no Tom Brasil - Adriano Vizoni/Folhapress

Pesquisadores do Datafolha percorreram 197 municípios de todas as regiões do país com a seguinte pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?". Avião, barco, carro, ônibus e moto foram usados como meio de transporte pelos 490 profissionais envolvidos no levantamento.

Ao todo, 6.618 brasileiros acima de 16 anos foram entrevistados entre os dias 30 de julho e 6 de agosto deste ano. As categorias pesquisadas estão relacionadas a marcas do setor financeiro, de saúde, alimentação, transporte e comunicação.

Turismo, higiene e beleza, compras e as preferidas pelo público feminino e masculino também constam da pesquisa. Uma das novidades deste ano foi descobrir que marcas os brasileiros relacionam ao tema confiança. 

A Folha Top of Mind é considerado o maior e o mais importante estudo de lembrança de marcas da América Latina. Começou em 1991 com apenas 12 categorias. “Empresas que se debruçam sobre o Top of Mind têm vantagens estratégicas”, explica Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. “É possível acompanhar a sua trajetória e o comportamento dos consumidores a partir desses resultados.” 

Setores de marketing das empresas e o mercado publicitário também seguem atentos os resultados aferidos pelo instituto. Na noite da próxima terça-feira, a partir das 19h30, a entrega da premiação será feita no Tom Brasil, exclusivamente para convidados. Ao menos mil pessoas são esperadas, principalmente presidentes de empresas e profissionais de marketing e da propaganda. 

A apresentação da festa será feita pela atriz Danielle Winits e pelo comediante Marcelo Marrom. O evento poderá ser acompanhado no Instagram do Top of Mind, enquanto o conteúdo da publicação estará disponível no seguinte site da premiação, depois das 20h30 de terça.

Além dos resultados do instituto que premiam as marcas, a revista impressa também trará reportagens sobre lugares onde o Datafolha esteve, artigos de empresários e entrevistas com representantes do meio publicitário. Especialistas analisam a performance das marcas vencedoras, o impacto das campanhas publicitárias e as previsões econômicas para os segmentos pesquisados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas