Datafolha revela as marcas mais lembradas na 29ª Folha Top of Mind

Revista com os resultados da pesquisa nacional circula gratuitamente com o jornal no dia 30

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São Paulo

De avião, barco, carro, moto ou a pé, pesquisadores do Datafolha percorreram o país com a seguinte pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”.

A resposta a essa e outras questões resultaram na 29ª edição da revista Folha Top of Mind, com circulação nacional no próximo dia 30, gratuitamente junto com a Folha. Um dia antes ocorre a premiação das marcas campeãs, na zona sul de São Paulo, em festa exclusiva para convidados.

Considerado o maior e o mais importante levantamento de lembrança de marcas, o Top of Mind é realizado desde 1991, quando começou com apenas 12 categorias.

Neste ano, a pesquisa nacional do Datafolha vai revelar as marcas mais citadas pelos brasileiros em 64 categorias (número recorde) em setores de alimentação, finanças, saúde e transporte, entre outros.

Ao todo, 6.618 entrevistados com idade a partir de 16 anos responderam sobre nomes de marcas de produtos e serviços presentes no dia a dia do país.

 

“Uma pesquisa desse porte contribui para avaliar o desempenho de cada marca e para auxiliar em ações futuras”, afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. 

Para ele, os resultados do Top of Mind fornecem um panorama de lembrança de marcas que reflete nos meios de marketing e publicitário. Empresas que se debruçam sobre esse estudo, ainda segundo Paulino, têm vantagens estratégicas.

“É possível acompanhar a sua trajetória e o comportamento dos consumidores a partir desses resultados.” 

Paulino ressalta também a longevidade do levantamento, assim como seu rigor metodológico. Quase trintona, a pesquisa é aguardada tanto pelas empresas quanto pelas agências de publicidade.

“É uma grande referência. O levantamento Datafolha sobre marcas é o mais respeitado e importante do Brasil. Tem credibilidade tanto junto ao mercado quanto aos consumidores”, analisa Dudu Godoy, presidente do conselho da ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios). “Estar no Top of Mind significa prestígio e reconhecimento.”

Godoy avalia que os resultados do estudo nacional feito pelo Datafolha são uma fonte importante de informação para as empresas e uma ferramenta estratégica para auxiliar em tomadas de decisões.

As entrevistas realizadas pela equipe do Datafolha são feitas presencialmente em todas as regiões do país. 

Para descobrir os nomes que estão na mente dos brasileiros, 453 profissionais do instituto percorreram 197 municípios entre os dias 30 de julho e 6 de agosto deste ano.

Os resultados, que mostram os mais lembrados pelos brasileiros, também contribuem para a criação de campanhas publicitárias, instrumentos que auxiliam no reconhecimento de uma marca.

“Quanto melhor o trabalho de uma agência, maior será a conexão com o consumidor”, explica Mário D’Andrea, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).

“O Top of Mind se consolidou como um grande aferidor do sucesso deste trabalho diário das marcas.” 

Paulino, do Datafolha, compartilha da mesma opinião. “Ao relacionar as ações publicitárias a essas trajetórias das marcas no Top of Mind, percebe-se, em cada segmento avaliado, a reação do público aos lançamentos e campanhas elaboradas ao longo dessas quase três décadas de estudos feitos pelo Datafolha.”

Outra interpretação importante: os resultados da pesquisa detalham a aceitação de uma marca por variados recortes. Exemplos: idade, sexo, escolaridade e classe social. 

O presidente da Abap afirma ainda que os profissionais sabem que não existe um perfil único de consumidor. “São brasileiros com crenças e peculiaridades diferentes. Um levantamento como o Top of Mind comprova essas diferenças em números reais e orienta decisões estratégicas de comunicação, produto e distribuição.”

Uma mostra de como as agências lidam com essa gama de diversidade pode ser conferida no perfil da Folha Top of Mind no Instagram (@folhatopofmind). Nele, 30 das maiores agências de publicidade do país participam com a publicação de fotos e vídeos.

O site da revista já traz entrevistas com empresários de marcas com histórico de vitórias em pesquisas anteriores.

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