Siga a folha

Descrição de chapéu google jornalismo mídia

Google assina acordo de direitos autorais com 6 jornais franceses

Em outubro, a Justiça francesa decidiu que a big tech deveria negociar com as empresas de comunicação sobre o tema

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Paris | Reuters

O Google assinou acordos de direitos autorais com seis jornais e revistas franceses, incluindo os diários Le Monde e Le Figaro, disse a empresa nesta quinta-feira (19).

Em outubro, a Justiça francesa decidiu que a big tech deveria negociar com as empresas de comunicação da França pela utilização de trechos do conteúdo que elas produzem.

A agência de controle de concorrência do país havia tomado essa decisão em abril deste ano, quando a França ratificou em lei nacional novas regras da União Europeia que dão mais proteção de direitos autorais às empresas de mídia para notícias exibidas em mecanismos de busca e redes sociais.

Logo do Google em escritório em Irvine, Califórnia - Mike Blake - 20.out.2020/Reuters

À época, empresa afirmou que, desde antes do julgamento, “a prioridade continua sendo chegar a um acordo com as editoras e agências de notícias francesas”.

Com a decisão favorável na França, os grupos de mídia do país devem pressionar outros gigantes de tecnologia, como a Apple.

Editores franceses e europeus liderados pela Apig (aliança da imprensa de informação geral, na sigla em francês) notificaram a Apple em outubro de que os termos de serviço da App Store estão deixando as empresas “em situação de absoluta dependência econômica para a distribuição de seu conteúdo no iPhone”.

A carta, divulgada pela Euractiv, afirma que a comissão de 30% da Apple sobre as vendas feitas por meio de aplicativos na plataforma e a proibição de 'formas alternativas de pagamento fora do aplicativo' levam a maior concentração de mercado.

Ambos são temas já em investigação pela Comissão Europeia, o Poder Executivo da União Europeia, responsável por elaborar as regulamentações do bloco de 27 países.

(Com Reuters)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas