Siga a folha

Descrição de chapéu google internet jornalismo

Dono do Daily Mail processa Google por monopólio de espaços para publicidade online

Jornal afirma que negócios da big tech fazem com que o veículo tenha pouca receita

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington | Reuters

O Daily Mail, dono do jornal MailOnline, abriu processo judicial contra o Google nesta terça-feira (20), afirmando que o poder da gigante das buscas na venda de publicidade online faz com que os jornais vejam pouco da receita que seu conteúdo produz.

O processo federal contra o Google e sua empresa mãe, Alphabet, sustenta que a empresa controla as ferramentas usadas para vender o inventário de anúncios, bem como o espaço nas páginas online dos jornais onde os anúncios podem ser colocados e a negociação que decide onde os anúncios serão expostos.

Logo do Google - Charles Platiau - 1.set.20/Reuters

"A falta de competição pelo inventário dos editores deprime os preços e reduz a quantidade e a qualidade das notícias disponíveis para leitores, mas o Google sai na frente porque controla uma parcela crescente do espaço de anúncio que resta", diz o processo.

A ação, movida pela empresa britânica no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Nova York, também diz que o Google "puniu" os portais que "não se submeteram às suas práticas".

O Google classificou as alegações do processo como "sem mérito" e "imprecisas".

"O uso de nossas ferramentas de anúncios não influencia na classificação de um site no Google Search", disse o Google em comunicado que afirma que os editores têm muitas opções para vender espaço publicitário.

"O próprio Daily Mail autoriza dezenas de empresas de tecnologia de publicidade a vender e gerenciar seu espaço de anúncios incluindo Amazon, Verizon e muitas outras", afirmou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas